Notícias Notícias

Voltar

HUGG realiza procedimento avançado no combate à doença na córnea

Oftalmologia

HUGG realiza procedimento avançado no combate à doença na córnea

Ceratocone atinge uma a cada duas mil pessoas

Rio de Janeiro (RJ) – O Ceratocone é uma doença oftalmológica não-inflamatória, progressiva, na qual mudanças estruturais na córnea a tornam mais fina, modificando sua curvatura para um formato mais cônico. Trata-se da distrofia corneana mais comum, atingindo uma a cada duas mil pessoas.

Há aproximadamente um ano, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e à Rede Ebserh, vem utilizando uma técnica chamada crosslinking corneano, com o objetivo de corrigir esse malefício. Atualmente, é a única instituição universitária no Rio de Janeiro a usar este tipo de tratamento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta moléstia, quando não remediada, pode gerar irregularidades na córnea levando à baixa visão, proveniente do astigmatismo irregular. Dentre os principais sintomas estão: visão borrada, imagens fantasma e sensibilidade à luz. Por se tratar de um método avançado, o crosslinking permite corrigir a distrofia, evitando sua progressão e, consequentemente, a necessidade de transplante de córnea, o que ocorre em estágios mais avançados.

Os usuários que sofrerem deste mal e desejarem ser atendidos pelo HUGG devem seguir o procedimento padrão de marcação de qualquer serviço e procurar uma Unidade Básica de Saúde (Clínica da Família do seu Município ou Posto de Saúde) próxima da sua residência e informar no atendimento a sua situação de saúde. A Unidade Básica de Saúde poderá agendar a consulta por meio de um sistema de regulação.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

*Matéria publicada pós-eleição em virtude da legislação eleitoral

Com informações do HUGG-Unirio