Notícias Notícias

Voltar

Palestras sobre assédio moral mobilizam trabalhadores no HU-UFMA

Comportamento

Palestras sobre assédio moral mobilizam trabalhadores no HU-UFMA

Também foram realizadas escutas qualificadas para propiciar um espaço de reflexão aos colaboradores

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, recebeu na última semana o projeto "Assédio Moral: conscientizar é preciso" promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas da estatal, que contou com o apoio local da Divisão de Gestão de Pessoas. Foram realizadas palestras e escutas qualificadas dentro da temática, com o objetivo de propiciar um espaço de reflexão aos colaboradores sobre a ocorrência no ambiente de trabalho.

O chefe do Serviço de Relações de Trabalho da Rede Ebserh, Heli Costa, realçou a importância de se discutir o assédio no trabalho buscando prevenir eventuais transtornos. “As empresas e instituições precisam se precaver mediante orientação às chefias dos procedimentos para evitar quaisquer atitudes que possam caracterizar o assédio moral. Conscientização é a principal arma contra esse mal, além, é claro, do respeito constante aos trabalhadores”, afirmou.

Colaboradores e gestores assistiram as palestras “Como gerenciar relacionamentos e evitar o assédio moral no trabalho” e “Gestão sem ansiedade: como evitar o assédio moral no trabalho”, ministradas pela psicóloga Kátia Lima, que destacou diferenças importantes na abordagem sobre os temas. “Existe assédio moral vertical, do chefe para o empregado, mas também pode ser do empregado para o chefe. E, além disso, de forma horizontal, pode acontecer entre os seus pares”, explicou.

A tarde do segundo dia foi dedicada à escuta qualificada com os colaboradores do HU-UFMA. Na ocasião, os trabalhadores foram ouvidos por psicólogos da instituição e de outros hospitais parceiros. Participaram também do evento os profissionais dos hospitais universitários do Pará, Piauí, Ceará e Amazonas, que fazem parte da Rede Ebserh.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ressaltou a importância de se discutir o assédio moral no ambiente de trabalho. “É indispensável, pois acaba sendo a nossa segunda casa, precisamos nos sentir bem ao estar nela. O assédio só dificulta o crescimento da instituição, aumenta o absenteísmo, os erros e acidentes, as aposentadorias prévias, demissões, licenças médicas, podendo, inclusive, resultar em multas”, exemplifica.

O que é e como combater

Segundo especialistas, na prática, o ato de expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo ou colocar "apelidos" constrangedores no empregado são alguns exemplos que podem configurar o assédio moral. São atitudes que, repetidas com frequência, tornam insustentável a permanência do empregado no local de trabalho, podendo causar danos psicológicos e até físicos – como doenças – devido ao estresse causado.

A preocupação com o assédio se faz presente em nível institucional, pois um clima desfavorável no trabalho corrobora, por extensão, para uma imagem negativa da organização. Também possibilita um dano social, pois pode gerar custos para tratamentos médicos e de reabilitação, despesas com auxílios doenças e previdenciárias em geral. Contudo, o maior prejudicado é o próprio assediado, que pode ter depressão, ansiedade, dores generalizadas, distúrbios digestivos, dores de cabeça, hipertensão, crises de choro, abandono das relações sociais, síndrome do pânico e, em casos extremos, o suicídio.

A Rede Ebserh disponibiliza canais competentes para que sejam sanados os problemas o quanto antes, como o Canal de Relações do Trabalho em ambiente virtual interno, exclusivo para colaboradores da Ebserh em todo o país, além da Ouvidoria, disponível nos hospitais e na sede da estatal. O colaborador também pode solicitar o apoio do psicólogo organizacional do próprio hospital universitário, que conversará com as partes envolvidas, tratando do assunto com a maior discrição e integridade.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA