Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh atenderão centenas de pacientes com suspeita de câncer de pele

#DezembroLaranja

Hospitais da Rede Ebserh atenderão centenas de pacientes com suspeita de câncer de pele

Mutirão nacional faz parte da iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Brasília (DF) – Pelo quinto ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema “Se exponha, mas não se queime”, cativando o interesse da população ao fazer um trocadilho entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais.

A primeira ação que assume maior relevância na campanha ocorrerá no dia 1º de dezembro, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas voluntários somarão forças para a prestação de atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. Os atendimentos serão realizados gratuitamente em 132 postos em diversos estados. E a Rede Ebserh se fará presente com ações de cinco hospitais.

Em Minas Gerais, são dois hospitais. Na capital Belo Horizonte (MG), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) realizará exame preventivo das 9h às 15h. Para participar, o interessando deve comparecer ao Ambulatório de Dermatologia do HC (Alameda Álvaro Celso, 55 - Santa Efigênia). Em Uberaba, a iniciativa será no Ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), à Avenida Getúlio Guaritá, 331, das 9h às 15h. Não é necessário agendamento prévio .

Em Belém (PA), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará atenderá cerca de 300 pacientes com consultas, exames de dermatoscopia (técnica que auxilia no diagnóstico de lesões malignas) e realização de biópsias de lesões suspeitas. Também serão distribuídos panfletos explicativos sobre o câncer de pele, e será exibido um vídeo sobre cuidados com a exposição solar.  Para receber atendimento, basta se dirigir à Rua dos Mundurucus, nº 4487, no período de 9h às 15h.

Em Fortaleza (CE), o Hospital Universitário Walter Cantídio, unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará atenderá aproximadamente 300 pessoas no Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo – ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand), das 8h às 11h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 10h de sábado. Os casos cirúrgicos, caso existam, também serão tratados na unidade de saúde.

Em Petrolina, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) contará com a colaboração de dermatologistas e cirurgiões, além de residentes e estudantes de medicina da Univasf que trabalharão de forma voluntária. O mutirão acontecerá das 9 às 13h com a oferta de consultas ambulatoriais gratuitas. As pessoas que tiveram algum tipo de lesão ou mancha suspeita na pele deverão procurar a Policlínica, localizada na Rua André Vidal de Negreiros, s/n, bairro Maria Auxiliadora. Não é necessário marcar antecipadamente a consulta. Serão disponibilizados procedimentos cirúrgicos e os demais casos serão encaminhados para as unidades de saúde referência em oncologia.

No Rio de Janeiro (RJ), o Hospital Universitário Graffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) atenderá das 9 às 15h, no ambulatório Serão realizados exames clínicos dos pacientes para detecção do câncer de pele e orientação. Não há a necessidade de marcação antecipada.

No Recife (PE), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) oferecerá exames preventivos e informações, também das 9 às 15h. A ação será realizada por médicos do ambulatório, voluntários e residentes, além de pessoal de apoio.

Em Rio Grande, o Hospítal Universitário da Furg iniciará a triagem dos pacientes às 7 horas da manhã e receberão senhas para consultas no Ambulatório Central do HU-FURG, Rua General Canabarro, s/n. As 230 consultas serão realizadas a partir das 8h. Para receber atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o cartão do SUS e a Carteirinha do HU (quem já possuir). Pessoas menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou portadoras de deficiência devem estar acompanhadas de um responsável. Além das consultas, outros procedimentos serão realizados nos pacientes que tiverem a doença diagnosticada, incluindo cirurgias ambulatoriais para realização de biópsia. 

Em Manaus (AM), o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) atenderá de 8 às 14 horasn o Ambulatório Araújo Lima (AAL), na rua R. Afonso Pena, 691 - Centro, entre Boulevard Álvaro Maia e Avenida Ayrão. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos dermatologistas, residentes, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio atenderão a população com suspeita de câncer de pele, fazendo exame preventivo. Não é necessário agendamento prévio. Além da consulta inicial, nos casos em que se mostrar necessário o paciente será encaminhado para procedimentos e tratamento.

Em Campo Grande (MS), O Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), atenderá das 9 às 15h, no Ambulatório de Dermatologia (localizado no Ambulatório Geral), e contará com uma equipe de cinco dermatologistas, nove médicos residentes e enfermeiros. A previsão é realizar de 600 a 800 atendimentos. O atendimento é gratuito e para participar basta apresentar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Casos no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Outra notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma ter diminuído em 10 mil casos de um biênio para o outro.

“O melanoma costuma se manifestar através de manchas ou pintas, com bordas irregulares, que mudam de cor ou tamanho e que podem sangrar. Já em relação aos outros tipos câncer de pele, são sempre lesões que não cicatrizam, muito mais comuns na face. De repente, surge aquela lesão que começa a sangrar espontaneamente. Quem apresentar sinais com essas características deve procurar um médico. ”, explicou a dermatologista do HU-Univasf, Paulyane Ramos.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações dos hospitais