Notícias Notícias

Voltar

Após bons resultados, HU-UFGD se torna facilitador de iniciativa do Ministério da Saúde

SEGURANÇA DO PACIENTE

Após bons resultados, HU-UFGD se torna facilitador de iniciativa do Ministério da Saúde

Objetivo é proporcionar a qualificação do cuidado em estabelecimentos de saúde

Dourados (MS) - No último dia 6 de dezembro, representantes do Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre (RS), estiveram no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) para assinatura de Termo de Compromisso referente à expansão do Projeto Paciente Seguro.

Conforme publicado no Diário Oficial da União no dia 28 de maio de 2018, foi aprovada a continuidade do Projeto “Implantação do Programa de Segurança do Paciente e Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão, Educação e Práticas”, com período de execução até 31 de dezembro de 2020. “Esta aprovação é um reconhecimento do excelente trabalho realizado no triênio 2015-2017”, comenta a enfermeira Angela Mendonça de Souza, chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFGD.

O Projeto Paciente Seguro nasceu de uma demanda do Ministério da Saúde, por intermédio do Escritório de Projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e parceria com o Hospital Moinhos de Vento.

Em 2016, 15 hospitais de todo o país foram selecionados para integrar o projeto, com o objetivo de proporcionar a qualificação do cuidado em estabelecimentos de saúde, com o desenvolvimento de ferramentas de gestão, educação e práticas compartilhadas voltadas à segurança do paciente.

Um levantamento realizado ao final da primeira etapa do projeto, em setembro de 2017, indicou a média de 33% de redução na taxa de quedas de pacientes e 15% nos índices de lesão por pressão com revisão de processos assistenciais e medidas educativas.

No HU-UFGD, especificamente, a principal meta foi a redução do índice de lesão por pressão na UTI Adulto, que no mês de novembro atingiu taxa zero. Em outros setores, como a UTI Pediátrica, a Clínica Médica e a Farmácia, também foram implantadas metas, continuamente trabalhadas para se tornarem práticas institucionalizadas.

“A adesão das equipes foi fundamental para o sucesso das atividades propostas. Ao longo do projeto, pudemos compreender que é possível adotar práticas seguras trabalhando com mudança de conceitos e aperfeiçoamento de processos. São coisas que dependem pouco de recursos materiais, mas requerem uma atitude diferente”, afirma Angela.

Facilitador

Diante dos bons resultados obtidos ao longo dos primeiros anos, o HU-UFGD se prepara agora para ser facilitador das atividades de outras instituições da região que venham a integrar o projeto. Em linhas gerais, os objetivos são:  desenvolver as capacidades das equipes na disseminação de métodos de ciclos de melhoria e na implantação dos pacotes de mudanças relacionados à promoção de práticas seguras e prevenção de incidentes relacionados à assistência; desenvolver processos colaborativos de segurança do paciente entre as unidades hospitalares; consolidar metodologias para mensuração e gestão de processos relacionados à segurança do paciente nas unidades hospitalares; ampliar o suporte e o envolvimento das instâncias locais (secretarias estaduais) nos projetos de segurança do paciente.

Segurança do paciente

O tema diz respeito a um conjunto de medidas que devem ser desenvolvidas, aprimoradas e aplicadas em todas as unidades de saúde para que o paciente não sofra eventos adversos durante seu atendimento, situações que em todos os sistemas de saúde do mundo ocasionam elevada mortalidade.

Desde que iniciou sua participação no projeto, o Núcleo de Segurança do Paciente do HU-UFGD, com apoio da alta gestão do hospital, tem o compromisso de trabalhar a implantação de todas as metas do Plano Nacional de Segurança do Paciente, com o objetivo de promover uma assistência segura aos pacientes e o desenvolvimento da cultura de segurança como meio de aprendizado para os colaboradores e futuros profissionais.