Notícias Notícias

Voltar

MEJC reestrutura espaço de mãe acompanhante

Natal (RN)

MEJC reestrutura espaço de mãe acompanhante

Local conta com copa, área para interação e alimentação, além de novos dormitórios

Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), vinculada à Rede Ebserh, reestruturou o novo espaço de apoio as mães acompanhantes. O evento de inauguração contou com todos os gestores envolvidos no projeto, além dos profissionais da casa que atuam na assistência e, sobretudo, as mães que acompanham seus filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade que poderão usufruir de um espaço ampliado a partir de agora.

A configuração anterior do espaço limitava algumas atividades, sendo preciso, por muitas vezes, realizá-las em outros ambientes. Hoje, a equipe multiprofissional consegue realizar as atividades no mesmo ambiente otimizando o tempo e a participação de todas, uma vez que não há necessidade de deslocamento. O local conta com sala de convivência, copa, banheiro e três cômodos onde estão dispostos os doze dormitórios.

Moradora do bairro de Nova Descoberta, em Natal, Vanderléia do Nascimento é mais uma das mães que estão fazendo uso do espaço. Ela tem uma filha de oito anos em casa e, desde o dia 16 de novembro, está na maternidade para auxiliar no desenvolvimento do seu filho que nasceu com o nível de plaquetas baixo e precisou ficar na UTI Neonatal. “Estou aqui exclusivamente para ajudar meu filho a melhorar. Fui em casa poucas vezes para poder organizar as coisas... tenho uma outra filha que também precisa de mim, mas como eu tenho que dar de mamar de três em três horas, não tem como eu ficar em casa”, conta.

A terapeuta ocupacional, Milla Galvão, aponta para as benesses advindas com a ampliação do ambiente físico destinado as mães acompanhantes, sobretudo quanto a atuação da equipe no local. “A proposta da instituição é preparar essas mães em vários aspectos, como os emocionais, sociais e terapêuticos. Tentar desenvolver habilidades para trabalhar o equilíbrio emocional delas. Orientamos quanto a amamentação, cuidados com o bebê, entre outros. Aqui preparamos as mães para quando tiverem contato maior com seus filhos, elas possam se sentir seguras, frente as suas ações”, afirma.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da MEJC