Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE promove capacitação para assistência em autismo ministrada por especialista dos EUA

Preparação

HC-UFPE promove capacitação para assistência em autismo ministrada por especialista dos EUA

Treinamento visa abrir futuramente serviço na área

Recife (PE) - O Hospital das Clínicas da UFPE promove capacitação para assistência em autismo, de 17 a 19 deste mês. A ação será voltada para uma equipe multidisciplinar que já está em treinamento para atuar no futuro serviço a ser aberto no HC. Eles vão atuar na linha de cuidado e atenção às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Não há ainda serviço desse tipo na rede pública do Nordeste. O curso será no Núcleo de Saúde Pública (Nusp), no 4º andar, sempre das 8h às 17h. O HC-UFPE é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O treinamento ajudará a montar o projeto a ser implantado no HC e será ministrado pelo professor do Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Universidade de Utah (EUA) e PhD em Neuropsicologia em Autismo, Thomas Sean Higbee. “Ele é referência nos Estados Unidos em autismo e seus ensinamentos nos ajudarão na montagem deste serviço de atendimento e assistência, que está sendo muito incentivado pelo presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Célia Castro. 

Pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo necessitam de assistência contínua e intensiva, geralmente, por longos períodos. A linha de tratamento e cuidado preconizada por Thomas Higbee é fundamentada na Análise do Comportamento Aplicado ¬- em inglês, Applied Behavior Analysis (ABA).  

“Thomas aplica a ABA no contexto do cuidado e tratamento do autismo desenvolvendo a aprendizagem intensiva não só na escola (com o seu currículo próprio), mas também no ambiente doméstico com a realização de tarefas do dia a dia da criança por meio de fracionamento de ações e repetição que servem como treinamento”, esclarece a fisioterapeuta do HC Michele Carvalho, que estuda o assunto em sua pós-graduação.

A capacitação abordará assuntos desde a introdução ao autismo até estratégias para promover independência e linguagem espontâneos em crianças com autismo, entre outros. 

A equipe multidisciplinar do HC responsável pelo projeto de implantação do Serviço é composta por profissionais da pediatria, psicologia, pedagogia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Esse grupo também já foi capacitado pela Afeto, a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo, localizada no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE