Notícias Notícias

Voltar

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza (CE), celebra 55 anos

História

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza (CE), celebra 55 anos

Unidade é referência na saúde da mulher e do recém-nascido

Fortaleza (CE) – A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, comemorou seus 55 anos de importantes contribuições para a saúde materno-infantil do Ceará e do Brasil com uma manhã de celebrações nesta quinta-feira (13).

A partir das 8h, os grupos Danças Antigas e Doce de Flautas, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), fizeram a abertura do evento. Em seguida (9h), o evento contou com celebração religiosa e o lançamento do Selo de 55 Anos da MEAC, com sorteio de brindes e bolo para cantar parabéns.

A razão de ser da MEAC

A missão da MEAC é realizar assistência, ensino e pesquisa para o cuidado com excelência à saúde da mulher e do recém-nascido. Tem como visão ser instituição acreditada, referência regional em pesquisa na área de saúde da mulher e perinatal, com profissionais capacitados e cenários de prática adequados. Na Maternidade-Escola, as ações assistenciais focam, prioritariamente, os princípios da humanização, com cultura participativa, trabalho integrado e interdisciplinar.

Destaque em assistência, ensino e pesquisa

Indo além de sua função básica de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, subsidiando as disciplinas nos cursos da área da saúde da UFC, a MEAC vem consolidando-se, ano após ano, como hospital de referência no Estado do Ceará, no atendimento humanizado à saúde da mulher e do recém-nascido. Atualmente com 171 leitos ativos, coloca à disposição das pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) uma ampla infraestrutura ambulatorial, cirúrgica, obstétrica, diagnóstica e de emergência nas áreas de Obstetrícia, Ginecologia, Mastologia e Neonatologia, com 29 consultórios ao todo. Abaixo, a produção da Maternidade-Escola nos últimos anos seis anos:

A instituição é responsável também pela formação de alunos de graduação e pós-graduação de inúmeros cursos de saúde da UFC e de outras instituições de ensino superior, especialmente das Residências Médica, de Enfermagem e Multiprofissional. Em 2017, estagiaram na MEAC 1.347 alunos de graduação dos diversos cursos da área da saúde da UFC e de outras instituições públicas e privadas do Ceará e de outros estados do Nordeste, 87 residentes dos programas de Residência da UFC e 28 de programas externos.

Conquistas dos últimos anos

2012 – Implementação do acompanhamento do desempenho institucional por meio de indicadores

2013 – 50 anos da MEAC e fortalecimento da gestão por processos e colegiados

2014 – Adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), capacitação dos gestores em gestão por processos e segurança do paciente e implementação do Núcleo Interno de Regulação e da gestão por leitos

2015 – Menção honrosa da Ebserh pelo trabalho em vigilância em saúde e certificação de excelência da Fiocruz ao Banco de Leite Humano

2016 – Credenciamento da MEAC na Rede Sentinela pela Anvisa e reconhecimento da Maternidade como Centro de Apoio em Boas Práticas pelo Ministério da Saúde

2017 – Inauguração da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e das novas instalações do Banco de Leite Humano

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.