Notícias Notícias

Voltar

Projeto de Extensão em Salvador utiliza música como estratégia para o cuidado

Fonoaudiologia

Projeto de Extensão em Salvador utiliza música como estratégia para o cuidado

Iniciativa promove sessões musicais aos pacientes internados

Salvador (BA) - Que música faz bem para alma todo mundo sabe, mas seus benefícios para saúde também já têm sido comprovado pela literatura da área há algum tempo. Com base em estudos deste tipo, três residentes de Fonoaudiologia do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) desenvolveram o projeto de extensão MusicandHUPES: a experiência das Residentes de Fonoaudiologia. O projeto está em funcionamento desde setembro deste ano com as residentes Caroline Cerqueira, Jéssica Moura e Monalisa Pimenta sob preceptoria de Ívina Menezes e Rafaella Góes e tutoria de Ana Caline Nóbrega.

A iniciativa tem o objetivo de promover sessões musicais aos pacientes internados nas enfermarias e UTIs. “A literatura relata os efeitos da música no âmbito hospitalar, apontando a redução de sintomas depressivos, da frequência cardíaca e respiratória, e os efeitos no sistema límbico”, explica Jéssica. Além disso, sinaliza também os benefícios da música como intervenção coadjuvante na melhora da disfagia de idosos com demência avançada, da prática do canto em sujeitos com doença de Parkinson, repercutindo na fonação e deglutição e da incorporação da música na reabilitação de pacientes laringectomizados, favorecendo a comunicação através do corpo, das emoções, do intelecto e do espírito.

No Hupes as sessões musicais são realizadas utilizando violão, pandeiro e canto popular, uma vez ao mês, turno vespertino, nas enfermarias e UTIs. Os dados são registrados em Diário de Campo ao final de cada sessão. Como resultados as residentes já observaram melhora no humor, aumento da percepção da intensidade vocal, maior inteligibilidade de fala, possibilidade de acesso a memórias afetivas, maior interação e participação no diálogo e acolhimento e humanização da equipe assistente. ​

Com informações do Hupes