Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE amplia a assistência a mamães e bebês com unidade de cuidado neonatal do Método Canguru

Sonho de 20 anos

HC-UFPE amplia a assistência a mamães e bebês com unidade de cuidado neonatal do Método Canguru

Hospital é referência no cuidado com a gravidez, o parto e o bebê de alto risco

Recife (PE) - O Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ampliou a assistência prestada na saúde materno-infantil com a inauguração da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). A iniciativa é um sonho de 20 anos, que sai do papel e se junta à UTI Neonatal e à Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).

A UCINCa tem cinco leitos e contou com adequações da estrutura (banheiros, piso, troca de luminárias e pintura, entre outros serviços) e compra de mobiliário (camas, cadeiras mesas de cabeceira, etc).

“Essa conquista marca um novo ciclo da neonatologia do HC-UFPE, e as equipes que lutaram e transformaram esse sonho de 20 anos em realidade estão de parabéns. Este hospital tem conseguido realizar diversas entregas importantes para a população com a modernização de sua estrutura. Outro exemplo é a capacitação que está acontecendo hoje para funcionários com um especialista dos EUA para assistência em autismo, serviço que será aberto aqui no HC”, ressaltou o presidente da Ebserh, Kleber Morais, que lembrou ainda convênios da estatal com hospitais franceses na linha do cuidado materno-infantil como mais um impulso na formação continuada de profissionais que atuam nos hospitais universitários da Rede.     

O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, destacou a parceria com a Ebserh na gestão do hospital e os seus benefícios. “Temos um hospital 100% público voltado para a formação profissional, ao ensino, à pesquisa e à assistência da maioria de nossa população e isso tudo foi ampliado com a nossa parceria com a Ebserh, uma empresa também 100% pública que nos possibilitou uma série de conquistas como o PET-CT, o angiógrafo, tomógrafo, a ressonância magnética, dentre várias outras ações”, disse Anísio.

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, reiterou a força do trabalho em conjunto. “Isso tudo partiu do esforço de um trabalho persistente de várias equipes integradas. A Ebserh veio para viabilizar sonhos e projetos. Daqui para frente, vem mais”, disse. 

Ainda na cerimônia de inauguração, a enfermeira da Unidade Neonatal do HC Íris Calado leu um cordel de sua autoria falando sobre a história da Unidade Neonatal do HC, a importância do Método Canguru e a trajetória para a sua implantação.

De acordo com a portaria 930/2012 do Ministério da Saúde, a UCINCa é responsável pelo cuidado do recém-nascido com peso superior a 1,250kg, clinicamente estável, em nutrição enteral plena, cuja mãe manifeste o desejo de participar e tenha disponibilidade de tempo. 

O HC é referência no cuidado com a gravidez, o parto e o bebê de alto risco em Pernambuco e é hospital “Amigo da Criança”, iniciativa lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HC-UFPE