Notícias Notícias

Voltar

Ebserh implanta boas práticas de hotelaria hospitalar em todas as 40 unidades da Rede

Gestão de processos

Ebserh implanta boas práticas de hotelaria hospitalar em todas as 40 unidades da Rede

Expectativa é economizar R$ 22,6 milhões por ano

Brasília (DF) – Na última quinta-feira (20), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) finalizou o projeto de implantação do Caderno de Processos e Práticas em Hotelaria Hospitalar ao levar a iniciativa ao último dos 40 hospitais filiados, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

A iniciativa visa padronizar e organizar processos em busca de facilitar o planejamento, programação, execução, avaliação e monitoramento das atividades desempenhadas pelos hospitais, fortalecendo a cultura de indicadores e melhorias contínuas, afetando diretamente na economia de recursos públicos.

Nos serviços de apoio da hotelaria hospitalar, a implantação gerou uma economia de 3,4 milhões somente nos 6 primeiros hospitais do projeto. A projeção para o total da Rede de hospitais é de 22,6 milhões por ano.

"O projeto representa uma série de avanços que beneficia a todos, tendo em vista a significativa economia de recursos, que garantem mais investimentos a serem revertidos em outros serviços dos hospitais universitários, além da maior eficácia nos serviços prestados, isso graças ao aperfeiçoamento, modernização e uniformização dos processos de hotelaria", ressaltou o diretor de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Jaime Gregório.

A iniciativa do Serviço de Apoio à Hotelaria Hospitalar da Ebserh, área ligada à Diretoria de Administração e Infraestrutura (DAI) ainda impacta diretamente na gestão de riscos assistenciais e na segurança dos usuários do SUS, trabalhadores e comunidade.

Premiações

O projeto já vem sendo implantado desde 2017 e quatro unidades já tiveram seus esforços reconhecidos.  O Hucam, de Vitória (ES), recebeu o prêmio de economia da saúde no 3rd World Congress on Healthcare & Health Economics, evento internacional da área, e o

HU-UFMA, de São Luís (MA), o HDT-UFT, de Araguína (TO) e a MEAC-UFC, de Fortaleza (CE), foram reconhecidas na I Jornada Nacional de Governança I Seminário Internacional de Pesquisa Clínica, evento promovido pela Ebserh.

“Todos os processos de construção, implantação e replicação dos cadernos de hotelaria hospitalar impulsionaram a área de gestão de processos dentro da empresa e viabilizaram a estruturação de um Método de Gestão por Processos da Ebserh. Uma ação que vai beneficiar a área e também que pode ser replicada em outras”, destacou Pedro Ferreira, do Serviço de Gestão de Processos.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh