Notícias Notícias

Voltar

Debate incentiva troca de experiências sobre inovação e gestão

Papo I9

Debate incentiva troca de experiências sobre inovação e gestão

Objetivo é dar conhecimento sobre as boas práticas realizadas na estatal

Brasília (DF) - Melhorar ao máximo os processos de trabalho com os recursos já existentes. Esse foi o ponto central das reflexões trazidas pelos debatedores Maurício Perroud e Helaine Capucho, convidados da primeira edição do Papo I9, uma roda de conversa com empregados que ocorreu na última quinta (20), na sede da Ebserh. Liderado pela Diretoria Vice-Presidência Executiva e executado pela Coordenadoria de Estratégia e Inovação, o Papo I9 objetiva a troca de ideias sobre iniciativas inovadoras que tenham potencial de impacto nos hospitais da Rede Ebserh.

Para o lançamento do Papo, foi escolhido como tema a “Implantação da certificação Rede Ebserh de Qualidade”, projeto da Diretoria de Atenção à Saúde. Em sua fala, a representante da área e chefe do Serviço de Gestão da Qualidade Assistencial, Helaine Capucho, destacou que é essencial continuar buscando aperfeiçoar os processos. “Dá para fazer melhorias trazendo as pessoas para perto, mostrando que todos podem propor solução para um problema. A gente tem um grande potencial de inovação”, concluiu.

Participante de projetos da Ebserh desde 2015, o superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Maurício Perroud, destacou a importância da utilização das tecnologias leves na resolução de problemas no sistema público de saúde. “Não é preciso ter o melhor equipamento ou o mais moderno software de gestão hospitalar para obter bons resultados. O imprescindível é que os colaboradores conheçam a instituição em que trabalham, saibam como ela funciona, porque a maioria dos problemas são solucionados com pequenas correções nos processos existentes, e não com grandes tecnologias”, afirmou.

Para a analista administrativo da Ebserh, Gabriela Guimarães, espaços colaborativos como o Papo I9 são fundamentais para que os funcionários possam se envolver mais com os projetos da empresa. “Eventos nesse formato são importantes para dar ciência aos empregados do que a empresa está fazendo, de como podemos contribuir, e ainda para mostrar que nós estamos buscando e agindo em prol da qualidade nos hospitais”, afirmou a empregada pública.

Papo I9 (Inove)

A cada edição, será eleito um tema e serão convidados profissionais que possam enriquecer o assunto a partir de experiências exitosas naquela área de conhecimento. Durante a manhã, tomando um café, debatedores e público poderão discutir formas inovadoras de implementar melhorias nos processos de trabalho e agregar valor aos serviços prestados pela Rede Ebserh, com foco em atendimento assistencial e educacional de excelência.

“Nós podemos ganhar eficiência, aperfeiçoar métodos, trazer qualidade para os processos de uma forma que possa potencializar boas iniciativas e estratégias em toda a Rede. Então, mais do que a gente falar que é um valor, a gente tem que começar a construir as condições para que esse valor se estabeleça na empresa”, resumiu o coordenador de Estratégia e Inovação da Ebserh, Leandro Ambrósio.

Uma próxima edição do Papo I9 está prevista para ocorrer em março de 2019. Até lá, você pode enviar sugestões de assuntos sobre inovação para franco.marcal@ebserh.gov.br. Caso queira saber sobre a iniciativa e os documentos apresentados, clique aqui.

Imagens: