Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Escola Januário Cicco integra parceria com hospitais da França

Cooperação Internacional

Maternidade Escola Januário Cicco integra parceria com hospitais da França

Acordo tem por objetivo o intercâmbio de conhecimentos em saúde pública, ensino e pesquisa clínica

Natal (RN) - A Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, institucionalizou nesta quarta, dia 26, acordo de cooperação internacional com o Assistance Hopitaux Publique de Paris, Grupo hospitalar AP-HP. 5 – Necker e Port Royal, unidade que integra a rede de hospitais universitários da França.

O acordo é fruto do convênio, firmado em 30 de maio de 2017, entre a Associação dos Diretores Gerais dos Centros Hospitalares Regionais e Universitários da França (Conférence des Directeurs Généraux de Centres Hospitaliers Régionaux et Universitaires - CHRU) e a Ebserh, responsável atualmente pela gestão de 40 hospitais universitários no Brasil.

Dentre os compromissos pactuados entre a MEJC e o Hospital Francês estão a promoção e cooperação de ações que visem facilitar o intercâmbio de profissionais e acadêmicos dos dois países. “O acordo propiciará a promoção de atividades de formação profissional e o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa clínica, além da promoção de palestras, simpósios e congressos”, comentou o superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto.

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, explicou que a parceria abordará diversas áreas como cirurgia ginecológica, prematuridade, infertilidade, entre outras temáticas relativas à maternidade. Em sua opinião, a França atualmente é o país que mais investe em pesquisa clínica, o que irá contribuir para o desenvolvimento das ações acadêmicas e de assistência da MEJC.

“O acordo dá a possibilidade de uma visão diferente no ponto de vista do ensino, da pesquisa, da extensão e também no atendimento à população, que é a razão de um hospital universitário”, afirma.

Em sua fala a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, lembrou que entre as ações da universidade que contribuíram para a melhoria da saúde pública do Estado, nos últimos anos, está a adesão à Ebserh. “Foi uma decisão acertada, a Ebserh trouxe investimentos na assistência e na qualificação, inseriu um grande contingente de profissionais de saúde qualificados, por meio de concurso público, melhorando ainda mais a gestão dos hospitais”, afirma. A gestora citou ainda o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contribuiu para a reorganização e as reformas da estrutura física existente hoje.

Saiba mais

A França conta, em sua estrutura de saúde, com os Centros Hospitalares Universitários (CHU) e os Centros Hospitalares Regionais (CHR). Essas unidades estão localizadas em 30 capitais regionais do país, e contam, cada uma delas, com diversos hospitais, ao todo são 32 hospitais universitários que compõem a Rede Francesa. 

Cada CHU e CHR possui um diretor, que se reúne aos demais pares em uma Associação (Conference des Directeurs Généraux de CHU) que, por sua vez, tem como representante máximo um presidente, que é o signatário do convênio assinado com a Ebserh.  

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Com informações da MEJC