Notícias Notícias

Voltar

HU-UFS inaugura melhorias na UTI, ambulatório e enfermaria

INVESTIMENTO

HU-UFS inaugura melhorias na UTI, ambulatório e enfermaria

Cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares e o presidente da Ebserh, Kleber Morais

Aracaju (SE) - O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou nesta quinta-feira, 27, várias obras importantes que impactam no atendimento à população, no ensino e na pesquisa.

 Foram entregues: a expansão e revestimento de um ambulatório, com 12 novas salas de consultório, expandindo a saúde do adulto, onze novos leitos para enfermaria pediátrica e a ampliação da UTI, que ganhou dez novos leitos de UTI adulto. Além disso, ainda foram readequados espaços como a farmácia hospitalar, que ampliou sua área de 60m² para 296m² a pavimentação da área externa do campus saúde, visando facilitar o escoamento de águas pluviais, e a inauguração da galeria de ex-diretores e superintendentes.

O ministro Rossieli destacou que as obras favorecem, além da população, os serviços de formação e capacitação para estudantes e profissionais da saúde. “Seguramente, essas reformas no HU-UFS redundam em benefícios na hora de articular e intercambiar experiências por parte dos profissionais e dos alunos”, explicou.

Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o sentimento é de dever cumprido. “Estou aqui, no final da minha gestão, com muito orgulho, além do sentimento de dever e missão cumpridos. Os hospitais universitários são hoje considerados os melhores hospitais públicos do Brasil. A gestão deste hospital está de parabéns pelo serviço prestado à população sergipana e à formação de profissionais da saúde”, analisou.

A superintendente Angela Silva valorou a iniciativa de todos que contribuíram para a consecução dos projetos. “Nada disso seria possível sem a participação da Ebserh. Além de todas essas inaugurações, está prevista a finalização da grande obra, em 2019, que, nas palavras do professor Kleber, não é mais um complexo, é um verdadeiro hospital materno-infantil”, disse a gestora.

Na análise do reitor Angelo Antoniolli, foi um ano muito vitorioso para a UFS. “Podemos ter certeza de que a sociedade sergipana é a que mais se apropriará dessa ferramenta de transformação que é a educação superior. As autoridades aqui presentes contribuíram imensamente para a consecução dos objetivos atingidos pelo HU-UFS em 2018”, pontuou.

No encerramento da cerimônia, o ministro da Educação lembrou o desafio da gestão de hospitais universitários pela Ebserh e o aprendizado constante com a superação das dificuldades. “Muita gente não tem noção da importância da Ebserh, do que ela faz no dia a dia. Além de atender à população brasileira, também formamos profissionais em todos os hospitais da rede, aqueles que cuidam da saúde do povo brasileiro”, finalizou Rossieli.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, com informações do HU-UFS