Notícias Notícias

Voltar

Serviço de hemodiálise do Hospital Universitário do Amazonas ampliará atendimento na região

Assistência

Serviço de hemodiálise do Hospital Universitário do Amazonas ampliará atendimento na região

Serão 18 pontos de hemodiálise no local e capacidade para até 30 máquinas

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), de Manaus, entregou nesta sexta-feira (28) a estrutura do seu novo Serviço de Nefrologia. A unidade vai ampliar a capacidade de atendimento à população do Amazonas, especialmente pacientes de hemodiálise, de média e alta complexidade. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais. A previsão é de que em 25 dias o atendimento seja iniciado.

“Temos uma falta absoluta de vagas de atendimento para hemodiálise no Norte do país, não só no Amazonas”, observou o ministro. “Para as muitas pessoas que estão esperando na fila para atendimento, muitas vezes tendo que recorrer a outros estados, ter essa estrutura à disposição é muito importante. Além disso, vamos formar mais pessoas para trabalhar na saúde, sejam médicos ou enfermeiros, que poderão ter uma formação melhor. Para essas melhorias, contamos com uma grande ajuda da Ebserh e do Kleber, nas ações e na gestão desta unidade.”

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, ressaltou a importância do HUGV, sendo hoje um dos principais hospitais da região Norte. “Esta obra foi uma das prioridades para esta gestão e agora sai do papel para beneficiar esta população que tanto precisa dela. É um hospital que sempre foi muito relevante, mas nos últimos anos tem melhorado cada vez mais sua atuação, ampliando os serviços e também sendo essencial no ensino e na pesquisa”, analisou.

Serão 18 pontos de hemodiálise – atualmente, o hospital opera com 12 pontos. A unidade terá capacidade para até 30 máquinas, duplicando a capacidade de filtração da água (osmose). Com o início de funcionamento do novo setor, o HUGV vai tentar viabilizar sua entrada no programa de transplante renal. 

Tradição – Fundado em 1965, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) é um hospital-escola que presta serviços de assistência à saúde da população da Região Norte com excelência e qualidade, além de desenvolver atividades de Ensino e Pesquisa no âmbito multiprofissional. É um hospital de pequeno porte, com 159 leitos e taxa de ocupação média de 48%.

O superintendente do HUGV, Julio Mario de Melo e Lima, comemora a nova estrutura. “A intenção é que atendamos, em três turnos, 118 pessoas por mês. Temos a demanda dos pacientes que eram nossos, tivemos que fechar a unidade e agora eles vão retornar. A nossa unidade tem condições de atender a população com dignidade”, disse.

Imagens:

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, com informações do MEC e do HUGV