Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM obtém certificação internacional em Neurocirurgia para o quadriênio 2019-2022

Reconhecimento

HC-UFTM obtém certificação internacional em Neurocirurgia para o quadriênio 2019-2022

Credenciamento habilita a unidade a receber estagiários de toda a América Latina

Uberaba (MG) – A Federação Latino-americana de Sociedades de Neurocirurgia certificou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculado à Rede Ebserh, como Centro de Referência de Educação Continuada para o período 2019-2022. O HC mantém o status de referência na área, emitido pela Federação, desde 2015.

De acordo com o coordenador da residência em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas, Roberto Alexandre Dezena, a certificação reflete o atendimento de requisitos de infraestrutura e tecnologia por parte da instituição, bem como a titulação acadêmica dos profissionais que atuam nas atividades de ensino desenvolvidas no HC.

“O credenciamento nos habilita a receber estagiários de toda a América Latina, dando visibilidade internacional ao trabalho desenvolvido no complexo hospitalar”, repercute Dezena. “Em 2016 e 2017, recebemos dois residentes neurocirurgiões vindos do Paraguai, além dos alunos brasileiros que ingressam por meio de prova. Há previsão de mais um estagiário estrangeiro para 2019”.

Iniciada em 2016, a residência em Neurocirurgia do HC tem duração de cinco anos e oferece uma vaga anual. Em 2018, o programa recebeu a segunda maior nota na avaliação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Participaram do exame 87 hospitais, das cinco regiões brasileiras. A média obtida pelos residentes do HC-UFTM foi de 83 pontos. O Hospital da Baleia, de Belo Horizonte, ocupou o primeiro lugar, com 86. Em terceiro, com 80,5, ficou o Hospital da Universidade Estadual de Campinas e em quarto, com 80,4, o da UFMG, também vinculado à Rede Ebserh.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM