Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança Carta de Serviços ao Cidadão

Transparência

Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança Carta de Serviços ao Cidadão

Intuito é apresentar os serviços ofertados e os meios pelos quais podem ser acessados

Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), instituição vinculada à Universidade Federal do Tocantins (HDT) e à Rede Ebserh, publicou sua Carta de Serviços ao Cidadão, com intuito de apresentar os serviços ofertados e os meios pelos quais podem ser acessados. O documento, produzido pela Ouvidoria, colabora na divulgação da função social da instituição, atendendo também aos requisitos da lei nº 13.460/2017 e do decreto nº 9.094/ 2017, que estabelecem os parâmetros para sua confecção.

O superintendente José Pereira Guimarães Neto ressaltou que, por meio deste instrumento, a unidade de saúde reforça o compromisso com os usuários ao dar transparência às atividades realizadas. “A Carta foi elaborada de forma detalhada e de fácil leitura, a qual descreve todos os serviços da instituição, além de informações referente às formas de acesso às consultas, procedimentos e exames. Também aponta as atividades desenvolvidas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão”, disse.

O ouvidor Paulo Souza complementa que o documento é um trabalho coletivo e um importante avanço para o hospital universitário, uma vez que contribui para aproximação entre a instituição e os cidadãos, fornecendo importantes orientações aos serviços, modos de acesso e inclusive fortalecendo o papel da Ouvidoria.

Acesse a carta.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT