Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE realiza cirurgia inédita que possibilita continuar a hemodiálise em pacientes graves

Pioneirismo

HC-UFPE realiza cirurgia inédita que possibilita continuar a hemodiálise em pacientes graves

Trata-se de uma técnica para a introdução de um dispositivo de acesso vascular

Recife (PE) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), unidade vinculada à Rede Ebserh, realizou, em dezembro, um procedimento pioneiro no Nordeste. Trata-se de uma cirurgia para a introdução de um dispositivo de acesso vascular, ocorrido em uma paciente em tratamento de hemodiálise no HC. Até agora, apenas nove procedimentos desse tipo foram realizados no Brasil.

A técnica possibilita a realização de hemodiálise em pacientes graves que perderam ou correm o risco de perder o acesso vascular, caminho de entrada da hemodiálise. A falta desse acesso pode causar a morte pela impossibilidade de se realizar a hemodiálise. No caso específico do HC-UFPE, a paciente operada recebeu alta depois do Natal, duas semanas após a cirurgia, e agora continuará fazendo sessões de hemodiálise e acompanhada pelo hospital.

De acordo com o chefe da Cirurgia Vascular da unidade, Esdras Marques, o método consistiu na introdução de uma alça artério-arterial na paciente, que compreende em um novo acesso para hemodiálise utilizado apenas em casos excepcionais em que já esgotaram todos os acessos vasculares tradicionais para a hemodiálise, como era o caso do HC.

“A técnica cirúrgica consiste na construção de uma ponte arterial com uma prótese vascular para que seja possível voltar a realizar a hemodiálise em pacientes vasculares graves, já que a falta de acesso vascular para hemodiálise pode causar a morte do paciente”, explicou Esdras Marques. 

O procedimento foi realizado pelo Serviço de Cirurgia Vascular em parceria com o Serviço de Nefrologia do HC-UFPE.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas.

Com informações do HC-UFPE