Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa sobre pré-eclâmpsia em grávidas é premiada na Maternidade Januário Cicco

Estudo

Pesquisa sobre pré-eclâmpsia em grávidas é premiada na Maternidade Januário Cicco

Objetivo foi buscar biomarcadores precoces para o diagnóstico da doença

Natal (RN) – Um estudo científico que associou alguns marcadores detectados na urina com o desenvolvimento de pré-eclâmpsia em mulheres grávidas foi premiado Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN) e filial da Rede Ebserh. A menção honrosa foi concedia ao trabalho intitulado “Avaliação da Associação da vitamina D com o desenvolvimento da pré-eclâmpsia e de proteínas dos exossomas urinários como marcadores precoces da doença”.

O estudo, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna da Mejc, foi realizado pelas estudantes Magna Oliveira e Rita Pinheiro, sob a coordenação da professora Marcela Ururahy, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFRN. Segundo a coordenadora da pesquisa, o objetivo foi buscar biomarcadores precoces para o diagnóstico da pré-eclâmpsia, doença bastante comum na gravidez. "Por meio de uma metodologia inovadora que envolve a pesquisa de proteínas específicas eliminadas na urina das pacientes, observamos que há um aumento dessas proteínas em mulheres com pré-eclâmpsia quando comparadas ao grupo-controle, sugerindo que podem ser biomarcadores precoces da doença", afirma Marcela Ururahy.

O prêmio de melhor trabalho científico na temática “Saúde da Mulher” foi entregue durante o evento “Destaques do Ano”, ocorrido na última semana de dezembro no Anfiteatro Professor Leide Morais. A cerimônia teve a presença de cerca de 100 pessoas, entre essas, servidores da instituição, residentes, preceptores, alunos e pesquisadores de diferentes departamentos. A premiação é uma iniciativa do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da Mejc.

Para a gerente de ensino e pesquisa da maternidade, Maria da Conceição Cornetta, esta é uma iniciativa que demonstra a importância dada pela instituição aos pesquisadores que desenvolvem seus estudos e que faz crescer a produção do conhecimento em todas as etapas de formação profissional, qualificando a assistência à população feminina. “O aumento do número e a crescente qualidade das pesquisas na Mejc mostra que estamos caminhando na direção certa e que a cultura e a valorização da ciência crescem a cada dia na instituição" comenta. 

Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apontam que as universidades públicas são responsáveis por 99% das pesquisas desenvolvidas no Brasil. Frente a esta informação, a chefe do setor de gestão da pesquisa e inovação tecnológica da Mejc, Janaína Freitas, lembra a parcela de contribuição dos hospitais universitários para o desenvolvimento da pesquisa científica. "Somos instituições de saúde, mas também fomentadoras do ensino e da pesquisa. Temos uma relevante participação no avanço das pesquisas em saúde no Brasil; por este motivo, incentivar a pesquisa científica é fundamental para impactar numa assistência de excelência e um ensino inovador”, aponta.

Acesse o trabalho científico.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Com informações da Mejc-UFRN