Notícias Notícias

Voltar

HUGG atende pacientes com deformidades devido ao uso de silicone industrial

Cirurgia plástica

HUGG atende pacientes com deformidades devido ao uso de silicone industrial

Serviço, que ocorre desde 2016, visa reverter procedimentos feitos de maneira incorreta

Rio de Janeiro (RJ) – Desde 2016, a equipe de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Rede Ebserh, atendeu 83 pacientes que apresentavam quadros de deformidades e inflamações crônicas decorrentes de implante de substâncias proibidas na região de glúteos e mamas, como, por exemplo: o silicone industrial.

Em todos os casos, os pacientes atendidos relataram ter feito o implante acreditando ser PMMA. Porém, ao serem avaliados, o aspecto e os sinais clínicos já indicavam que se tratava de silicone industrial. Destes pacientes operados, nenhum tinha a presença de PMMA.

O atendimento, em geral, das pacientes se dá inicialmente com a administração de medicamentos para desinflamação da região atingida e, posteriormente, uma drenagem do excesso do produto, nas partes mais superficiais.

Esse procedimento cirúrgico demanda de dois a três dias de internação, fora o período do pós-operatório, que é realizado em casa. Passado esse período, a paciente é orientada a fazer um exame de rotina, a cada seis meses ou um ano, para saber se não surgiram novas complicações decorrentes da aplicação desses materiais. 

Desde o aparecimento dos primeiros casos na mídia, a procura no HU-UFGD tem aumentado. “É de extrema importância alertar a população, inclusive a classe médica, pois a permanência destes casos na clandestinidade e diagnósticos superficiais fomenta informações improcedentes que não retratam a realidade-, informou o coordenador do curso de pós-graduação em Cirurgia Plástica, Eduardo Teixeira.

Além da atividade assistencial, por se tratar de um hospital universitário, o HUGG tem desenvolvido um projeto de pesquisa, visando uma melhor abordagem destes casos, ainda pouco estudados na literatura médica.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUGG-Unirio faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUGG-Unirio