Notícias Notícias

Voltar

HU-UFSC fecha 2018 com marca expressiva no combate a infecções na UTI

Segurança do paciente

HU-UFSC fecha 2018 com marca expressiva no combate a infecções na UTI

Não foi registrada nenhuma infecção por uso de dispositivos invasivos na unidade

Florianópolis (SC) – A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Rede Ebserh, iniciou o ano de 2019 com uma marca expressiva: ocorrência zero de infecções relacionadas ao uso de dispositivos invasivos, resultado de uma série de trabalhos que vem sendo realizados, sustentados pela metodologia proposta pelo projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”.

¨Fechamos o ano com chave de ouro na nossa UTI. Sem pneumonias associadas ao uso de ventiladores mecânicos; sem infecções urinárias relacionadas ao uso de sondas vesicais; e sem infecções primárias de correntes sanguíneas, associadas ao uso de cateteres venosos centrais”, afirmou a farmacêutica Isabel Canabarro.

Ela explicou que estes resultados indicam que estão ocorrendo mudanças nos processos de trabalho que podem resultar em melhorias na assistência à saúde. “Trata-se de um resultado mensal, mas já indica que estamos no caminho certo para atingir a meta do projeto, que visa reduzir em 50% a densidade de infecções na UTI até 2020”, resumiu.

De acordo com os membros da equipe responsável pelo projeto, o trabalho tem objetivo de redução da incidência de infecções por meio de melhoria dos processos, mas não se limita ao trabalho dos profissionais, pois há necessidade, por exemplo, de envolvimento dos familiares no cuidado.

“Além dessa abordagem clínica e assistencial, o projeto ressalta a importância do envolvimento do paciente e da família, como protagonista do cuidado prestado e do envolvimento de ambos durante a internação, procurando amenizar os riscos decorrentes da hospitalização na UTI. Para tanto, tem-se realizado testes para que, a curto prazo, seja institucionalizada no HU a visita ampliada, onde alguns familiares, poderão permanecer na UTI, acompanhando pacientes, em períodos previamente acordados com a equipe da Unidade”, afirmou o líder do projeto no HU, enfermeiro Gilson de Bitencourt Vieira.

Projeto

O projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil foi idealizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com cinco hospitais de excelência no Brasil (Albert Einstein, Instituto do Coração, Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês) e tem foco em três pacotes de intervenções: pneumonia associada ao uso de ventilador mecânico (PAV); infecção urinária (ITU) relacionada ao uso de sonda vesical de demora; e infecção primária de corrente sanguínea laboratorialmente confirmada (IPCSLC), associada ao uso de cateter venoso central.

O HU-UFSC é um dos 119 hospitais selecionados para participar do projeto, que é desenvolvido na UTI Adulto e conta com vários trabalhadores divididos em times que atuam como multiplicadores das ações. Cinco trabalhadores do hospital fazem parte da Equipe de Melhoria e participam das sessões de aprendizagem presenciais e virtuais sob a supervisão direto do Hospital Moinhos de Vento, com metodologia do Institute for Healthcare Improvement (IHI).

No projeto, são adotados pacotes de prevenção (chamados bundles), baseados nos protocolos propostos pela Anvisa, com base na metodologia proposta pelo IHI, que visa também a mensurar os resultados da implantação destes pacotes. Tudo é registrado por meio de relatórios que são avaliados mensalmente.

Outra atividade importante dentro do projeto é a realização de visitas multiprofissionais aos pacientes da UTI (chamadas rounds), que ocorrem de segunda a sexta. Neste momento, os profissionais repassam um checklist dos itens dos pacotes de prevenção que ajuda a fazer uma avaliação do trabalho e, se necessário, apontar mudanças. Esta prática já era realizada no HU e ganhou destaque com o desenvolvimento do projeto.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSC