Notícias Notícias

Voltar

Quinhentas pessoas são atendidas em mutirão de prevenção ao glaucoma no HC-UFPE

GLAUCOMA

Quinhentas pessoas são atendidas em mutirão de prevenção ao glaucoma no HC-UFPE

O objetivo do mutirão foi a prevenção da cegueira irreversível, já que o glaucoma é a principal causa desse mal no mundo

Recife (PE) - Quinhentas pessoas foram atendidas de graça pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), durante mutirão de prevenção ao glaucoma, realizado no último sábado (20), no HC-UFPE, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A triagem das pessoas foi realizada no hall da portaria  1 do HC-UFPE, onde era preenchida uma ficha com informações dos pacientes, que depois eram encaminhados para o 6° andar para serem examinados e atendidos por 22 médicos, 18 residentes e 5 alunos da graduação de Medicina. Voluntários do Lions Clube do Recife também ajudaram na organização. 

O objetivo do mutirão foi a prevenção da cegueira irreversível, já que o glaucoma é a principal causa desse mal no mundo. Os exames realizados foram a biomicroscopia que avalia todas as estruturas oculares, além da tonometria e fundoscopia ocular.

De acordo com a chefe do serviço, Maria Isabel Lynch, ‘’o mutirão faz parte da programação e é uma das atividades que o Serviço de Oftalmologia oferece para a prevenção da cegueira’’. Ela explica que o glaucoma é um problema de saúde pública e se não for tratado pode levar à cegueira irreversível, diferente da catarata que pode ser revertida com cirurgia. 

Maria Isabel explica que, além do diagnóstico do glaucoma, outras doenças oculares como tumores e catarata foram detectadas. “O paciente já saiu daqui com o diagnóstico e com o encaminhamento para começar o acompanhamento e com uma parte do tratamento inicial, já que três laboratórios doaram colírios tanto para baixar a pressão ocular quanto para lubrificar os olhos’’ ressalta. 

Maria Betânia Batista Ferreira foi uma das pacientes atendidas no mutirão. ‘’Eu já vim, no ano passado, fui muito bem recebida e não fui diagnosticada com nenhuma doença. Este ano,  depois dos exames, foi detectado que eu tenho catarata e já vou começar o tratamento’’, finaliza.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE