Notícias Notícias

Voltar

Rede Ebserh lança manuais de arquitetura para hospitais universitários

Acordo técnico

Rede Ebserh lança manuais de arquitetura para hospitais universitários

Documentos foram produzidos por meio de cooperação com escritório da ONU

Brasília (DF) – Foram lançados, nesta segunda-feira, 24, durante o Seminário de Qualificação e Manutenção dos Ativos de Infraestrutura Física da Rede Ebserh, uma série de manuais de arquitetura para os hospitais universitários federais vinculados à instituição. Eles possibilitarão a economia de água, energia, redução do impacto ambiental e a melhoria da manutenção e humanização dos espaços.

Os documentos de “Especificação de materiais de revestimento em hospitais universitários” e “Diretrizes de Sustentabilidade para projetos de arquitetura e engenharia em Hospitais Universitários” são resultado do projeto de cooperação realizado entre a estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

Presente na abertura do Seminário, o vice-presidente da Rede Ebserh, Arnaldo Medeiros, salientou que a atuação da Ebserh na gestão dos hospitais passa pela infraestrutura das unidades. “Além de possibilitar a criação de projetos para novos edifícios, novos hospitais, a Ebserh terá ainda o incremento de novas tecnologias, uma vez que os manuais transferem o conhecimento da Unops, podendo replicá-los para projetos futuros. E a infraestrutura é fundamental para dar qualidade para quem trabalha e para quem é atendido nos hospitais”, explicou Medeiros.

A transferência de conhecimento também foi destacada pela representante do Unops no Brasil, Claudia Valenzuela. “Foram elaborados documentos como roteiros de planejamento assistencial hospitalar e de análise de projetos e documentação padronizada de suporte. O objetivo deste tipo de cooperação é ampliar a capacidade dos países e compartilhar conhecimentos”, explicou.

Além do lançamento dos manuais, o evento conta com um ciclo de palestras no qual convidados nacionais e internacionais vão tratar de temas da arquitetura hospitalar com foco nas etapas do ciclo de vida da infraestrutura: projeto, construção e manutenção. A programação, que vai até quinta-feira, 27, é voltada para os profissionais técnicos da área de arquitetura da rede de hospitais sob gestão da Ebserh.

Tecnologia e economia

Os manuais serão úteis para padronizar os projetos de arquitetura dos hospitais da Rede Ebserh seguindo parâmetros de humanização e sustentabilidade dos espaços. O material conta ainda com orientações que contribuem para a economia de recursos, como água e energia, além de estar de acordo com parâmetros de acessibilidade.

“O intuito desses manuais é ter uma aplicação prática”, facilitando os trabalhos das áreas técnicas da empresa, explica o gerente de projetos do Unops, Rafael Esposel. Atualmente, os conceitos dos manuais já estão sendo aplicadas em projetos-piloto de sete hospitais, sendo que as unidades da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Dourados (HU-UFGD) já estão em fase de obras”, explicou a engenheira civil da Ebserh, Raquel Habe.

Sobre as instituições

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Já o Unops é um organismo operacional das Nações Unidas. Em todo o mundo, o Escritório apoia o sistema ONU, seus parceiros e governos a fornecer soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. Sua missão é ajudar as pessoas a melhorarem suas condições de vida e os países a alcançarem a paz e o desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da Agenda 2030.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Unops