Notícias Notícias

Voltar

Mutirão reduz fila de pacientes com incontinência Urinária

MUTIRÃO

Mutirão reduz fila de pacientes com incontinência Urinária

O mutirão de avaliação e orientação às mulheres com incontinência urinária aconteceu, no dia 15 de setembro, no Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR.

No dia da ação, foram realizados atendimentos para 70 pacientes distribuídos em dez consultórios no SAM-7 - ambulatório da especialidade, localizado no anexo B do Hospital de Clínicas.

“Atualmente, com a implantação do Grupo de Assoalho Pélvico Interdisciplinar (GAPI), temos a intenção de organizar os fluxos e filas. Para isso queremos revisar essas filas e redistribuí-las entre os profissionais. Sabemos por pesquisas publicadas e pela prática clínica que a primeira consulta, com avaliação e orientação de medidas comportamentais para redução da incontinência urinária, tem impacto positivo na qualidade de vidas dos pacientes, entendemos que as pacientes que estão nas filas estão privadas desses benefícios”, explicou a enfermeira Gisela Assis, coordenadora do grupo de Estomaterapia.

“Assim, pretendemos realizar mutirões tanto para regularizar a fila, quanto para que os pacientes tenham a oportunidade de receber o atendimento inicial sem esperar a finalização de tratamento de todos os que estão à sua frente na espera”, finalizou lembrou Ricson Nascimento, um dos enfermeiros da equipe de Estomaterapia do CHC.

O GAPI é formado por uma equipe multiprofissional que conta com profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, urologia, ginecologia, enfermagem, fisioterapia, urologia, ginecologia, coloproctologia, psicologia e sexologia.

Estomaterapia

É uma área de especialização em enfermagem que trata da atuação nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária. O enfermeiro estomaterapeuta é um profissional especializado na área com cursos que dão abrangência a todas as áreas desse tipo de atendimento.  Devem ser reconhecidos pelos órgãos nacionais de educação e pela Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) com credenciamento pelo World Council of Enterestomal Therapists (WCET).

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPR