Notícias Notícias

Voltar

Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh trata da interprofissionalidade na saúde

CONGRESSO

Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh trata da interprofissionalidade na saúde

Representantes de várias instituições das áreas da pesquisa e assistência se reúnem até esta sexta-feira, 14, em Belém, para tratar de assuntos atuais da saúde humana. Com o tema "Interprofissionalidade a serviço de um sistema público de saúde de qualidade", a segunda edição do Congresso do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) visa atualizar conhecimentos e promover a integração entre os profissionais da área da saúde. A programação conta com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos e culturais.

Foram convidados especialistas de instituições do Pará e dos estados de São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal, assim como os profissionais dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUJBB) e João de Barros Barreto (HUBFS), que formam o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. O professor Nildo Alves Batista, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), foi convidado a proferir a conferência de abertura, com o tema do Congresso. Segundo ele, a formação do profissional de saúde é “tarefa importante para o atendimento ao usuário e o fortalecimento do sistema único de saúde”, por isso “é importante a realização de eventos como este para que tenhamos essa mudança de cultura organizacional, para que as diversas profissões possam trabalhar em conjunto”, concluiu.

O coordenador da comissão organizadora e Gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo, professor Pedro Piani, explicou que a segunda edição do Congresso do Complexo reflete "a trajetória consolidada de disseminação e debate de toda a produção de conhecimento em saúde que os serviços e grupos dos hospitais universitários podem oferecer à sociedade a partir suas referências". Para o superintendente do Complexo e Presidente do Congresso, o médico e sociólogo Paulo Amorim, "representa uma oportunidade de discussão de temas de relevantes, pois enseja debates pertinentes e entusiásticos que contemplarão a todos que tem sua atuação dentro da área da saúde".

Inovação – Uma das mesas redondas que chamou a atenção do público foi a “Inovação tecnológica em saúde”, que trouxe como convidado o professor Hélio Roberto Hékis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que apresentou as pesquisas realizadas no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que também faz parte da Rede Ebserh. Para ele, apresentar a experiência do LAIS é uma oportunidade de intercâmbio, “para que se possa, futuramente, investir em inovações tecnológicas em saúde no Complexo”.

Livro – Entre as atividades culturais que faz parte da programação foi a sessão de autógrafo do livro "Desenvolvendo Competências Pessoais para Viver Bem a Velhice", da professora da UFPA, Hilma Khoury. A publicação oferece aos leitores uma abordagem sobre o método para desenvolver atitudes positivas nas pessoas, na perspectiva de auxiliá-las para o enfrentamento das perdas e descoberta das possibilidades de ganhos para aproveitar a velhice. A programação cultural conta também com música e dança durante os dois dias de evento.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPA