Notícias Notícias

Voltar

Hupaa entrega novos serviços para a sociedade alagoana

ACOLHIMENTO

Hupaa entrega novos serviços para a sociedade alagoana

Sala de acolhimento aos indígenas já é realidade

Com o objetivo de oferecer um melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e respeitar as necessidades de cada paciente, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) apresentou, no dia 05 de setembro, para a sociedade alagoana três novos serviços e um instrumento de gerenciamento para o ambiente hospitalar, o Kanban. A entrega do Ambulatório de Feridas Complexas, da Sala de Acolhimento à População Indígena, do Centro Endoscópico e do Kanban marca o processo de efetivação das ações desenvolvidas no HU. Para o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, as melhorias reforçam a atuação da estatal vinculada ao Ministério da Educação na gestão do Hupaa. “A parceria da Ebserh com a universidade na administração de um hospital tão importante gera frutos positivos. É um grande avanço para o atendimento que é oferecido à população de Maceió e do estado que procura atendimento nesta unidade, além de promover melhores condições às áreas de ensino, pesquisa e de extensão”, destacou o gestor.

Enfermeiro do Hupaa, Paulo Sérgio diz que o resultado, a concretização do Ambulatório, que tem a intenção de reduzir infecção hospitalar e personalizar o tratamento, traz benefícios e impactos positivos para a sociedade. Essa nova unidade serve para acompanhar o paciente que necessita de um tratamento mais detalhado, a fim de reduzir as chances de amputação de determinado órgão do assistido, caso o quadro da pessoa esteja muito grave. “Agora, há uma certeza de que cada paciente será bem tratado, possibilitando a discussão de qual será o melhor tratamento para cada um”, pontua Paulo Sérgio. A superintendente do Hupaa, Regina Maria dos Santos, diz que essas novas estruturas possibilitam mais segurança tanto para os pacientes quanto para a equipe do hospital.

Buscando priorizar uma demanda social e minimizar as desigualdades entre as diferentes culturas, a Sala de Acolhimento à População Indígena é uma garantia do direito assegurado. Assistente social do Distrito Especial da Saúde Indígena, Maria Isabel afirma que essa ação marca o fortalecimento do SUS. “Essa sala tira o SUS do papel, seguindo a lei”. A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, pontua que “essa instalação demarca um compromisso com a comunidade indígena, respeitando todas as suas particularidades”.

Já o médico Manoel Álvaro Lins Neto ressalta que a entrega do Centro Endoscópico “é uma realidade feita de mãos dadas, uma união, uma doação”.  Segundo ele, os pacientes dizem que o atendimento neste setor parece de primeiro mundo. Para monitorar o atendimento, fiscalizar a rotatividade dos leitos e assegurar o acompanhamento de cada paciente, o Hospital Universitário (HU) lança o Kanban. Inicialmente, o instrumento está sendo utilizado na maternidade, mas o objetivo é que seja uma realidade em todo o Hupaa.

Com informações do HUPAA