Notícias Notícias

Voltar

HU capacita todos os municípios de SE para mais agilidade em triagem neonatal

CAPACITAÇÃO

HU capacita todos os municípios de SE para mais agilidade em triagem neonatal

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebe nesta quarta-feira, 5, representantes da área de saúde de todos os municípios sergipanos. Eles estão no hospital para uma capacitação sobre o Sistema Nacional de Triagem Neonatal (Sisneo), um software destinado às ações de triagem neonatal, incluindo o fluxo laboratorial e de controle do tratamento.

Em Sergipe, é no HU-UFS que trabalha a equipe que compõe o Serviço de Referência em Triagem Neonatal, envolvendo a busca ativa dos casos suspeitos, a confirmação diagnóstica, o tratamento e o acompanhamento multidisciplinar especializado dos pacientes. A chefe do Setor de Apoio Diagnóstico do HU-UFS, Flávia Costa, que responde pelo Serviço, informa que, com o Sisneo, serão agilizadas tanto a realização dos exames quanto a liberação dos laudos.

“Após a capacitação de todos os 75 municípios, será possível utilizar o sistema para imprimir resultados com bastante agilidade. Para nós, é um ganho inestimável, pois as crianças são diagnosticadas, se for o caso, o mais rápido possível. Um laudo que demorava até 15 dias para ser emitido, hoje vai sair em três dias. Além disso, o software permite melhorar a nossa comunicação, que passa a ser em tempo real com os municípios do interior”, explica Flávia.

Capacitação

De acordo com a chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do Hospital (SGPTI) do HU-UFS, Adicinéia Oliveira, cada município enviou dois representantes para serem capacitados pelo HU-UFS. Ela ressalta que o Sisneo foi desenvolvido pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O Ministério da Saúde abraçou o projeto e colocou à disposição de todos os estados, sendo que Sergipe foi o quarto do país a implantá-lo. O nosso serviço hoje está todo automatizado. A primeira fase da implantação foi voltada para o laboratório, a equipe, a recepção dos cartões, essa segunda fase é voltada aos municípios, que estão sendo capacitados para que tenham mais agilidade na recepção dos resultados, principalmente naqueles casos em que a criança possa ter algum tipo de problema”, detalha Adicinéia, que conta com o apoio do técnico em Informática do HU-UFS, Anderson Ferreira, para a capacitação e acompanhamento do uso do Sisneo.

Quem segue de perto a capacitação é a coordenadora estadual do programa de Triagem Neonatal, Luciana Alves, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “A capacitação é bastante relevante para a triagem neonatal, não só a estadual, mas a nacional, porque permite a visualização de todo o fluxo, desde a coleta do teste do pezinho, quando será possível ter evidências, visualizar gráficos, analisar cada município. Tudo isso possibilita controlar, monitorar, acompanhar todo o fluxo do processo de triagem neonatal”, enfatiza.

Para esta capacitação, os municípios foram mobilizados pela SES, que entrou em contato com cada Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do HU-UFS. Com o Sisneo funcionando, é possível enviar dados para um módulo central do Datasus, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo assim um monitoramento completo do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

Além da agilidade nos resultados, o software possibilita a manutenção de um registro do acompanhamento das crianças investigadas, o que é relevante também para a área da pesquisa.


Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFS