Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de São Carlos inicia programas de residência médica

Especialização

Hospital Universitário de São Carlos inicia programas de residência médica

Foi publicada seleção de candidatos em Medicina de Família e Comunidade e em Clínica Médica

São Carlos (SP) – A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou, no início de janeiro, o edital do processo de seleção de candidatos para os programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) e em Clínica Médica (RMCM), aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e que terão início em março deste ano. Essa é a primeira oferta de residência médica no Hospital Universitário da UFSCar.

"Os programas de residência consolidarão ainda mais nosso hospital em sua principal vocação, que é a do ensino. Além disso, o constante aprimoramento do corpo clínico impactará positivamente na quantidade e na qualidade do atendimento prestado à população de São Carlos e região", afirma Paulo Ramacciotti, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HU.

Segundo ele, os residentes do HU terão uma oportunidade de formação diferenciada, já que poderão contar com moderna infraestrutura para atuação profissional e com a supervisão de um corpo clínico com ampla expertise. "Nosso hospital encontra-se em pleno processo de crescimento, com ampliação constante do número de leitos de enfermaria, diferentes tipos de ambulatórios e, muito em breve, com UTI e centro cirúrgico. A expectativa é que nossos residentes tenham participação direta nesse processo de crescimento", elenca Ramacciotti.

Cada programa – completamente gratuitos – tem a duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais.

Inscrições

Para a residência na área de Medicina da Família e Comunidade são oferecidas duas vagas; já em Clínica Médica são quatro vagas. As inscrições estarão abertas de 24 a 27 de janeiro, de forma gratuita pelo site www.concursos.ufscar.br.

O processo seletivo será constituído de duas avaliações, ambas de caráter eliminatório e classificatório: prova objetiva e análise e arguição do currículo (entrevista). A estrutura da prova, os documentos necessários para inscrição, requisitos e demais informações sobre a seleção devem ser consultadas no edital, disponível em www.concursos.ufscar.br, seguindo o menu "Inscrições abertas" e "Residência".

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar