Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM é o 5º hospital de MG a oferecer atendimento preventivo contra o HIV

Ambulatório

HC-UFTM é o 5º hospital de MG a oferecer atendimento preventivo contra o HIV

Tratamento é ministrado por meio de um comprimido diário, combinando dois antirretrovirais

Uberaba (MG) – Nesta quinta-feira, 17, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, inicia o atendimento ambulatorial de prevenção medicamentosa do vírus HIV. A iniciativa faz parte do Programa de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) do Ministério da Saúde e já é realidade em 65 unidades assistenciais em todo o país. Com a inserção do HC-UFTM, o estado de Minas Gerais passa a contar com serviços cadastrados em cinco cidades. As demais são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Passos e Uberlândia.

Chamada de profilaxia pré-exposição (PrEP), o tratamento é ministrado por meio de um comprimido diário, combinando dois antirretrovirais, com o objetivo de impedir a infecção pelo vírus causador da Aids. “Essa política pública visa a reduzir o número de novos casos de HIV no Brasil, com foco em profissionais do sexo, transexuais, parceiros de soropositivos, homens que fazem sexo com homens e tenham múltiplos parceiros, além de indivíduos que apresentem DSTs frequentes”, explica o infectologista e coordenador do Ambulatório de PrEP do HC-UFTM, Rodrigo Molina.

A dispensação dos primeiros 30 comprimidos ocorre na primeira consulta, após teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites. O retorno acontece antes do final do medicamento e, a partir da segunda retirada, são fornecidos 90 comprimidos, com retorno trimestral.

Uso contínuo

“É importante verificar que não existe infecção pelo HIV antes de iniciar a PrEP, pois as substâncias utilizadas não conseguem, sozinhas, tratar o portador do vírus. Também por isso, a cada retorno o teste rápido será repetido”, Molina detalha, ressaltando que a profilaxia está disponível apenas no Sistema Único de Saúde (SUS) e não é prescrita na rede privada.

De acordo com o médico, a combinação dos medicamentos é potente e segura. Os efeitos colaterais são raros e se manifestam na forma de dores de cabeça, náuseas e diarreia, que tendem a desaparecer nos primeiros 28 dias. “Para que seja garantida a eficácia da PrEP, é indispensável a tomada diária da medicação. A redução de até 92% no risco de se contrair o vírus é atingida após o sétimo dia de uso, para relação anal, e vigésimo dia, para vaginal”, especifica.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM