Notícias Notícias

Voltar

Hospital da Ebserh é a 2ª unidade de saúde do DF a oferecer tratamento preventivo ao HIV

Atendimento

Hospital da Ebserh é a 2ª unidade de saúde do DF a oferecer tratamento preventivo ao HIV

Ambulatório de Prevenção do HIV já está atendendo os pacientes

Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh, conta agora com um novo serviço: o Ambulatório de Prevenção do HIV. Com a inauguração, o HUB passa a ser a segunda unidade de saúde pública do Distrito Federal a oferecer a profilaxia pré-exposição (PrEP). O atendimento é gratuito e conta com equipe multiprofissional, formada por médicos infectologistas, enfermeiro, farmacêutico e psicólogo.

A PrEP é um novo método de prevenção ao HIV que consiste em tomar diariamente um comprimido, evitando assim que a pessoa contraia o vírus caso seja exposta a ele. O medicamento é direcionado a quem não tem HIV, mas se sente em situação de risco constantemente. De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos de maior vulnerabilidade incluem homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans e aqueles que têm relação sexual com quem é HIV positivo.

Mesmo fazendo parte desse público, é preciso ter indicação para uso do medicamento. Por isso, ao chegar no ambulatório, a pessoa realiza o teste rápido de HIV. “Se o resultado for negativo, fazemos a consulta para avaliar o grau de vulnerabilidade e se há mesmo a indicação. Se for positivo, encaminhamos para tratamento da doença, que exige outro esquema de medicação”, explica a infectologista Valéria Paes.

Com a receita em mãos, a pessoa pode pegar o medicamento no mesmo dia, na Farmácia Escola do HUB. De acordo com Valéria Paes, a PrEP é oferecida durante o período de vulnerabilidade, mas a ideia é que o acompanhamento no ambulatório ajude a reduzir o grau de exposição para, quando não houver mais risco, ser possível suspender o tratamento.

Quem procurar o serviço também receberá orientações sobre sexualidade, situações que aumentam a vulnerabilidade, como uso de álcool e drogas, e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). “A PrEP é só mais uma das formas de prevenção, que deve ser combinada com o uso da camisinha e o tratamento de outras ISTs, como a sífilis, que não são prevenidas pela PrEP”, alerta a infectologista Juliana Lapa.

O advogado Pedro (nome fictício), de 24 anos, foi atendido na última sexta-feira (11). Ele procurou o serviço para dar continuidade ao uso da PrEP, que iniciou em agosto do ano passado na cidade do Rio de Janeiro. “É mais uma forma de me proteger, caso o preservativo falhe, por exemplo. Me ajuda a fazer um controle mensal e a criar essa rede com diversas formas de prevenção”, disse ele.

O acesso à prevenção tem reflexo direto na redução dos índices de infecção por HIV/Aids. A taxa de detecção de aids no Brasil passou de 21,7 casos por 100 mil habitantes, em 2012, para 18,3, em 2017, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2018. O relatório apontou o registro de 42.420 novos casos de HIV e 37.791 casos de aids no Brasil, em 2017.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB