Notícias Notícias

Voltar

Transparência e otimização de processos são ampliados na Rede Ebserh em 2018

Eficiência e economia

Transparência e otimização de processos são ampliados na Rede Ebserh em 2018

Destacam-se investimentos em equipamentos, infraestrutura das unidades, além de convocação de profissionais

Brasília (DF) – Otimizar processos, melhorar a eficiência das atividades, com qualidade e economia, além de dar transparência às ações. Com esse intuito, a gestão da Rede Ebserh passou por avanços importantes em 2018. Destacam-se melhorias na infraestrutura das unidades hospitalares, investimentos em equipamentos, convocação e capacitação de profissionais, realização de planejamento estratégico, dentre outras ações.

Segundo o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, as ações mostram o envolvimento da estatal na melhoria e otimização dos processos, com reflexo na assistência, no ensino e na pesquisa. “Mesmo sendo uma empresa nova, já criamos, aperfeiçoamos e implantamos processos em busca de uma melhor gestão e transparência nos hospitais universitários federais. A Ebserh tem o compromisso de ser exemplo na administração”, analisou.

Uma das ações foi a retomada das compras centralizadas, com destaque para dois processos de aquisição que resultaram na economia de aproximadamente R$ 19 milhões, sendo oito tomógrafos digitais (para exames de imagem) e 11 angiógrafos (usados para exames em veias e artérias), além de antimicrobianos injetáveis.

Na área de gestão de pessoas, foram convocados 7,3 mil aprovados em concursos públicos para a sede e hospitais da Rede Ebserh, o que resultou na ampliação e melhoria de serviços voltados à saúde da população, além de regularizar diversos vínculos de trabalho considerados precários pelos órgãos de controle. Destaca-se também a construção de um planejamento estratégico, com um novo modelo de sustentabilidade e revisão da arquitetura organizacional da e3statal.

As ações decisivas na melhoria da gestão levaram ao reconhecimento da instituição pelo Ministério do Planejamento (MP), com a certificação nível 2 do Indicador de Governança (IG-Sest). A estatal saltou de uma nota de 2,14 para 6,87, representando um crescimento de 221%. Para ter esse aumento, a Ebserh adotou diversas ações estruturadas e com efetivo funcionamento, tais como um programa de integridade, política de divulgação de informações e de porta-vozes, carta anual de governança corporativa e código de ética e conduta.

Em relação à infraestrutura, foram inaugurados diversos espaços e serviços, alguns novos e outros reestruturados, para melhor atender a população. Podem ser citados: o Centro Administrativo do Hospital do Paraná (CHC-UFPR); o Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB); a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru do Hospital das Clínicas da UFPE; a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Hospital Universitário de Grande Dourados (HU-UFGD); o  Serviço de Nutrição e Dietética da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc-UFRN); a Clínica Médica II, a Clínica Cirúrgica II e o Alojamento Conjunto do Hospital Universitário de Santa Catarina (HU-UFSC); dentre outros.

Para a superintendente do HU-UFSC, Maria de Lourdes Rovaris, a adequação da estrutura física do hospital é uma exigência para atender a legislação, visando ao alvará sanitário. “É uma necessidade também para a consolidação da humanização da assistência, que exige compromisso com a ambiência, que vai além da arquitetura, buscando estabelecer o ambiente desejado pelos pacientes e profissionais”, explicou.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh