Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Ações são promovidas no Complexo Hospitalar da UFPR em comemoração ao mês das Mães

Mães e filhos

Ações são promovidas no Complexo Hospitalar da UFPR em comemoração ao mês das Mães

Mulheres foram homenageadas e receberam presentes em variadas unidades da instituição

Curitiba (PR) – O mês das Mães é especial por diversos motivos. Nas mais diversas artes (música, literatura e cinema, entre outras), elas são tidas como figuras até sagradas. No Brasil, a história desta comemoração é recente: a primeira cerimônia foi realizada em 12 de maio de 1918, pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em 1932, o segundo domingo de maio foi oficializado como Dia das Mães por Getúlio Vargas, presidente à época. Como forma de honrá-las, algumas atividades foram promovidas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná durante o mês de maio.

Na Clínica Médica Feminina, 5º andar da Ginecologia e Alojamento Conjunto da Maternidade, o coral de jovens da Igreja Apostólica de Curitiba homenageou as mães nas unidades. Já o Instituto TMO coordenou um bingo para 18 mães e às crianças delas. Além do jogo, efetuado na Brinquedoteca do Ambulatório de Transplante de Medula Óssea (TMO), as participantes receberam lanche e, em pacotes transparentes, sabonetes líquidos, nécessaires e pulseiras; em cada um, havia a gravura de um animal.

Segundo Eryclea Porto Freire, gerente administrativa do Instituto, a ação intensificou a interação entre as crianças e as mães. “Quando fazemos uma festa, os pacientes podem comer algo diferente e se divertir, brincando com o papai noel e o coelho da páscoa, por exemplo. Isso aumenta o humor e cumpre o nosso objetivo: valorizar a vida. Ganhei a semana”, afirmou.  

Em mais uma atuação do projeto Bem que Faz Bem, a voluntária Jussara Tramujas Grosbelli confeccionou chaveiros e entregou aos pacientes da Hematologia/Oncologia Adulto. Na UTI Neonatal, profissionais da UTI Neonatal organizaram um café da manhã com salgados, doces e bolos. Também foi feito um sorteio de cosméticos e produtos pessoais. A decoração ficou por conta de três mães: Isabela, Keity e Luana. “O tempo que ficamos aqui se torna estressante”, disse Keity. “Fazer um cartaz e encher bexigas se tornam uma terapia.”

A enfermeira Marli Suczeck se encarregou de outros elementos para que o evento se tornasse realidade. “Como uma equipe, aproximamos a família. Quando as mães se sentem acolhidas, conseguem suprir as dificuldades, como ficar longe do bebê”, destacou. “Esse processo de humanização sempre foi forte aqui na UTI Neonatal. Acredito que atos assim aproximam as mães, e isso facilita o nosso trabalho”, ressaltou a enfermeira Alessandra Stelmak, chefe da Unidade. “Quando elas estão mais por dentro do processo de saúde do bebê, conseguem ir para casa mais seguras. Com esse fato, conseguimos reduzir os índices de re-internação.”

Com o intuito de animar o ambiente, a pastora presbiteriana Ellen Caetano e a filha Emilly Caetano cantaram músicas positivas, enquanto Brenda Oliveira comandava a melodia com um violão. Segundo Ellen, “é um privilégio tocar o próximo com mensagens de alegria, poder ajudá-los. Ser mãe me ensinou a ser mais forte do que pensava e mais dedicada do que imaginava.”

Na Hematologia/Oncologia Pediátrica, as meninas do CriArte, em parceria com o grupo Bella Ballet, apresentaram um número de balé para diversos funcionários do hospital. Junto às meninas, dos cinco integrantes da banda Tupi Pererê, apenas dois estavam no evento; mesmo assim, Daniel Arenhart e Guga Cidral emocionaram o público com poesias e canções de Caetano Veloso e Tim Maia.

Residentes multiprofissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e terapia ocupacional promoveram um “Dia da Beleza” em homenagem ao Dia das Mães e ao Dia do Enfermeiro, comemorado na sexta-feira, 12. O intuito do evento foi de proporcionar um espaço de auto-cuidado no Serviço de Quimioterapia de Alto Risco. Segundo Gabriele Kauane Cordeiro, ações como esta são benéficas. “Faz a gente esquecer os problemas por um certo tempo”, declarou. “Por mais que, aqui neste serviço, a maioria sejam adultos, a gente percebe que eles estão acompanhados pelos parentes”, relatou a residente em Terapia Ocupacional Thaís Moreira. “Na rotina, surgem essas questões a respeito da aparência. Esse carinho a mais ajuda na transformação do ambiente”.

No Banco de Leite Humano, junto a um bombom, os funcionários da enfermagem receberam uma poesia sobre a profissão, ciência e vocação. No domingo, 14/05, Maria Celestina Grazziotin, enfermeira-chefe do BLH, entregou a poesia para todas as mães com um bombom e uma rosa vermelha. E no Dia das Mães, domingo (14), o Comitê de Humanização promoveu a Visita Aberta. Na ocasião, por meio de revezamento, crianças com menos de 12 anos puderam visitar os parentes internados.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o CHC-UFPR é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Vídeo:

Com informações do CHC-UFPR