Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Pelo terceiro ano consecutivo, Banco de Leite do HU-UFGD recebe classificação Ouro

Excelência

Pelo terceiro ano consecutivo, Banco de Leite do HU-UFGD recebe classificação Ouro

Credenciamento está vinculado ao programa da Rede Global de Bancos de Leite Humano

Dourados (MS) - O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), recebeu na quarta (21), o certificado “Excelência em Banco de Leite Humano” na categoria Ouro, pelo trabalho desempenhado entre julho de 2015 e junho de 2016.

É a terceira vez consecutiva que o BLH do HU-UFGD alcança a categoria máxima, atendendo em plenitude todos os critérios estabelecidos pelo Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e que baseiam o credenciamento anual da Rede Global de Bancos de Leite Humano.

A nutricionista Rita de Cássia Dorácio Mendes, responsável pelo BLH do HU-UFGD, explica que o credenciamento é feito anualmente e avalia as informações de produção, capacitação de recursos humanos e parque tecnológico.

“Com muita alegria recebemos este certificado porque representa a dedicação de toda a equipe do BLH. Nos preocupamos sempre em oferecer um serviço de qualidade ao binômio mãe-filho atendido no HU-UFGD/Ebserh. Essa premiação fecha com chave de ouro o ano de 2016, em que tivemos muitas conquistas para melhorar ainda mais o atendimento para 2017”, destaca a profissional. Integram a equipe um médico, uma nutricionista, uma farmacêutica, uma enfermeira, dois técnicos em Enfermagem e cinco auxiliares.

Números

O relatório de produção do Banco de Leite do HU-UFGD revela que, entre julho de 2015 e junho de 2016, foram realizados 4.164 atendimentos individuais, 125 atendimentos em grupo e 2.226 visitas domiciliares. Nesse período, houve 1.883 doadoras e uma coleta total de 1.572,1 litros de leite humano, que beneficiou 956 bebês.

O Banco de Leite do HU-UFGD atende preferencialmente a recém-nascidos e a bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A prioridade são as crianças em risco, ou seja, aquelas que pesam menos de 1,5 kg. O leite vem das doadoras internas, que são as próprias mães, e de doadoras externas, aquelas que estão em período de lactação e têm excedente para doação.

A coleta do leite das doadoras externas é feita em parceria com o Corpo de Bombeiros de Dourados e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Mais informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone do Banco de Leite Humano do HU-UFGD: (67) 3410-3002.

Com informações do HU-UFGD