Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Banco de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco recebe certificado Ouro

Controle de qualidade

Banco de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco recebe certificado Ouro

Pela 4ª vez consecutiva, unidade referência no Estado do Rio Grande do Norte e no Nordeste, leva prêmio de excelência

Natal (RN) - O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), em funcionamento desde 1995, foi premiado na “Categoria Ouro de Excelência” pelo Ministério da Saúde. É a 4ª vez consecutiva que a unidade recebe o título. 

Considerado referência no Estado, pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), o BLH do hospital é responsável pelo controle de qualidade e distribuição do leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no Rio Grande do Norte.

Todo o credenciamento, avaliação e definição de critérios exigidos para que haja a certificação de excelência dos bancos de leite são coordenados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, juntamente com a Rede de Banco de Leite.

Escolha e importância

Dentre os inúmeros critérios estão: a qualificação dos profissionais que atuam no banco de leite, os equipamentos indispensáveis e recomendados, a alimentação dos dados estatísticos e o controle dos mesmos, além do funcionamento e disponibilidade do atendimento ao público.

Segundo Ana Zélia Pristo, coordenadora do BLH da instituição, a iniciativa ressalta o trabalho desenvolvido durante todo o ano. “A premiação vem certificar todo o nosso trabalho no cumprimento das exigências definidas pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, mostra que cumprimos todos os padrões e ofertamos um serviço de qualidade”, afirma.

O leite materno é essencial para os recém-nascidos. Além de alimentar, também protege o bebê contra diversas doenças como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e até mesmo alergias.

As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite da MEJC. A instituição ainda disponibiliza a coleta a domicilio para as mulheres que desejam doar, mas não tem como se deslocar até a instituição. Mais informações podem ser obtidas no 0800.721.0078.

Com informações da MEJC