Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Campus Saúde da UFMG promove I Simulação Realística

Semana do trânsito

Campus Saúde da UFMG promove I Simulação Realística

Ação acontecerá na próxima segunda (18) em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de MG e SAMU BH

O Campus Saúde recebeu nessa segunda-feira, 18 de setembro, a 1ª Simulação Realística do Campus Saúde UFMG: Educação, Gestão e Ação, atividade da Semana Nacional de Trânsito. O evento é uma parceria da Escola de Enfermagem, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Samu BH.

O foco da ação foi a prevenção de agravos em trânsito e a promoção do atendimento pré-hospitalar à vítima de trauma. Na simulação, um jovem de carro, sem cinto de segurança, que tinha consumido bebida alcoólica e estava em alta velocidade, bate em uma árvore. Após o acidente, o Corpo de Bombeiros é acionado, chega para o resgate, faz o isolamento do local e estabiliza o veículo para começar as manobras. Em seguida, começa o atendimento à vítima, com o diagnóstico, estabilização e imobilização, a retirada de dentro do veículo e a condução para equipe médica.

Após esses procedimentos, a equipe do Samu, durante a simulação, constata que a vítima está com frequência respiratória aumentada, hematomas, escoriações, corte na cabeça e fratura exposta no joelho. Após os primeiros socorros serem realizados no local, a pessoa é encaminhada para atendimento no hospital.

De acordo com o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 135 pessoas morrem por dia no Brasil em acidentes de trânsito. “É muito importante que as pessoas percebam o que o mau comportamento no trânsito pode resultar”, explicou.

Para a professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde e coordenadora da ação de extensão, Karla Rona da Silva, a ação, além da prevenção, é importante para integrar os alunos do Campus. “Ações como essa permitem que os alunos se integrem, se conheçam, consigam superar a barreira do teórico para a prática. Nós tivemos o envolvimento dos alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde, Enfermagem e Medicina, no planejamento e gestão do evento, no processo assistencial e atendimento”, avaliou.

A simulação chamou a atenção das pessoas que passavam no Campus, como a enfermeira Luíza Silva. “A ação é muito bacana, principalmente para o público leigo, para valorizar os serviços de resgate. Também é uma forma de conscientização, pois é impactante ver uma cena dessas”, comentou.

Após a simulação, foi realizado um circuito educativo com atividades voltadas para educação e prevenção de agravos em trânsito e distribuição de materiais educativos que enfocam a importância e valorização de cada indivíduo para um trânsito mais seguro. Em um estande, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais mostrou os equipamentos de trabalho; e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede MG) e a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), com a presença de instrutores, capacitaram e conscientizaram leigos sobre a realização correta da massagem cardíaca imediata diante de uma situação de parada cardiorrespiratória.

Durante os dias 19 e 20 de setembro, das 11h às 15h, os profissionais do Samu e da Somiti estarão no campus para apresentar os equipamentos e materiais da Unidade Móvel e informações sobre a realização correta da massagem cardíaca, respectivamente.

O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, traz como mensagem principal a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro.

(Com Faculdade de Medicina)