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HC-UFMG realiza mutirão de câncer de pele neste sábado (2)

Prevenção

HC-UFMG realiza mutirão de câncer de pele neste sábado (2)

Exames preventivos serão realizados em todo o país; ação abre a campanha Dezembro Laranja, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

No próximo sábado (02), das 9 às 15h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o “Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele”. Na ocasião, um mutirão de avaliações gratuitas será realizado em mais de 100 postos de atendimento de quase todos os estados brasileiros. Em Minas Gerais, o HC-UFMG é uma das instituições participantes da ação.

Além dos atendimentos gratuitos à população, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele. Para participar, o interessando deve comparecer ao Ambulatório Osvaldo Costa (Alameda Alvaro Celso, 55 - Santa Efigênia. Telefone: 3409-9560) . Ele será atendido por ordem de chegada.

O Dia C representa o início da Campanha Dezembro Laranja, que também tem o objetivo de alertar a população para a prevenção do Câncer da Pele. Desde a sua implantação, em 1999, foram atendidas mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil, sendo detectados cerca de 40 mil casos da doença.

 

Sobre o câncer da pele

O câncer da pele corresponde a cerca de 1/3 dos diagnósticos de câncer no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor (mais de 2 cores)

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

 

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site www.controleosol.com.br

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que impossíveis de se ver sozinho. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição.

 

Dezembro Laranja – “Se exponha, mas não se queime”

Atenta a esse alto índice do Câncer da Pele no Brasil e no mundo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas,  praias e parques.

Sob o slogan “Se exponha mas não se queime”, a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre e as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 15. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h. 

Entre as iniciativas previstas, estão a divulgação de peças publicitárias na internet (Facebook, Instagram e site), com concentração durante o mês de dezembro, que alertam sobre a incidência o câncer da pele. As peças virão marcadas com a hashtag #DezembroLaranja e #ControleoSol. O público interessado poderá divulgar a campanha nas redes sociais, customizando a foto de perfil, postar o texto com fundo laranja no Facebook ou usar o filtro laranja do Stories no Instagram. 

Assim como em anos anteriores, personagens e lideranças em suas áreas de atuação participarão do movimento vestindo a cor laranja e monumentos nacionais serão iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com a prevenção e medidas protetoras.

Postos de atendimento em Minas Gerais:

Belo Horizonte:

Hospital das Clínicas da UFMG e Santa Casa

Juiz de Fora:

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário e Maternidade Therezinha de Jesus – Faculdade Suprema

Alfenas:

Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho

Montes Claros:

Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes (NASPP)

Uberaba:

Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Uberlândia:

Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Uberlândia - Ambulatório Amélio Marques

Pedro Leopoldo:

Associação Médica de Pedro Leopoldo – Centro de Especialidades Médicas Dr. Ibrahim Hissa

Barbacena:

Faculdade de Medicina de Barbacena

Ituiutaba:

Grupo de Amigos Contra o Câncer