Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Trabalhadores dão show de solidariedade

Natal

Trabalhadores dão show de solidariedade

Campanha “Natal Solidário HC 2017” adotou 430 cartinhas com pedidos de crianças e idosos de cinco instituições carentes de Belo Horizonte

Uma onda de solidariedade está movimentando o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), provando que fazer o bem de forma incondicional e sem esperar nada em troca é mesmo contagiante. Pelo nono ano consecutivo, a campanha “Natal Solidário HC” está fazendo emergir entre os trabalhadores da instituição os melhores sentimentos, como amizade, carinho e amor. Os primeiros presentes já começam a chegar na Unidade de Comunicação, que receberá as doações até o próximo dia 18.

Todo esse afeto, em especial, é pelas crianças e idosos carentes de quatro instituições de Belo Horizonte: as creches Movimento de Promoção Social (MOPS) e Creche Imaculada, e as instituições de idosos Frei Otto e Centro de Convivência Paulo Fagundes Fonseca Penido. Todas elas escreveram cartas com seus pedidos para o Papai Noel.

Cauã Eduardo Lima, de 3 anos, da Creche Imaculada Conceição, quer ganhar de Natal um guarda-chuva do Super-Homem, um violão ou o boneco do Homem de Ferro. Já a dona Maria Paulina, de 91 anos, do abrigo Frei Otto, pediu um perfume bem suave ou um vestido. Entre os itens desejados por outras crianças e idosos também estão carrinhos, skate, fogão e panela de brinquedo, bola, livro, toalha de banho, rádio AM/FM, tinta a óleo, dentre outros.

A entrega dos presentes será feita pelo Papai Noel no próximo dia 19 e 20 e as crianças não veem a hora de encontrar o bom velhinho. “As crianças estão na maior expectativa. Há alguns dias, a mãe do Mateus (um dos alunos) me ligou perguntando quando acontecerá a visita do Papai Noel, porque o filho não está nem dormindo de tanta ansiedade”, contou a coordenadora pedagógica da Creche Imaculada Conceição, Erica Durães. Ela diz que é muito gratificante receber todo esse carinho dos funcionários do Hospital das Clínicas. “Muitos pais não têm condições de presentear os filhos e o único presente que eles receberão será o da cartinha. Com certeza, o HC vai realizar o sonho de Natal de muito deles”, afirmou.

Engajamento

A assistente administrativa Cláudia Josélia Modesto Caldeira, do Setor de Regulação, levou para casa 12 cartas. “Eu sempre procurei participar de iniciativas como esta e ajudar o próximo de alguma forma. Sei que muitas crianças carentes ficam na esperança de ganhar presentes no Natal e presenteá-las é o mínimo que podemos fazer”, afirmou.

Todas as 430 cartinhas com os pedidos das 340 crianças e dos 90 idosos já foram adotadas. Agora, os esforços estão concentrados na arrecadação de fraldas geriátricas de qualquer tamanho e marca. As doações desse item ainda estão abaixo do esperado.

Segundo a superintendente do HC-UFMG, professora Luciana de Gouvêa Viana, é muito importante manter acesa a chama da magia natalina e a crença das crianças no Papai Noel. Ela ressalta que o hospital, pelo perfil dos pacientes que atende, tem pleno conhecimento das dificuldades da manutenção dessas instituições carentes. “Por outro lado, nossos trabalhadores se acostumaram a comemorar o Natal espalhando solidariedade em campanhas com essa”, afirmou.

O objetivo da campanha “Natal Solidário HC” é ajudar a fazer o Natal de famílias carentes de Belo Horizonte e região mais feliz, além de promover a integração e o espírito solidário dos funcionários do Hospital das Clínicas da UFMG. 

 

Imagens: