Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

IV Módulo de Capacitação reúne lideranças

Gerência

IV Módulo de Capacitação reúne lideranças

Encontro deu continuidade ao processo de formação das lideranças e de desenvolvimento das suas competências gerenciais

Com o tema “Motivação, Propósito e Valores”, o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, realizou, na última quinta-feira (22), o IV Módulo de Capacitação de Chefias. Em sua quarta edição, o encontro deu continuidade ao processo de formação das lideranças e de desenvolvimento das suas competências gerenciais, importantes para o desempenho das atribuições de cada um.

A superintendente do hospital, professora GerLuciana de Gouvêa Viana, liderou as atividades, que foram divididas em dois momentos. No primeiro, realizado na última quarta-feira (21), as chefias do hospital participaram de uma Sessão de Cinema, com direito a pipoca e refrigerante, na qual foi exibido o filme “O Último Samurai”. O longa, estrelado pelo ator Tom Cruise, conta a história do Capitão Nathan Algren (Tom Cruise), veterano da Guerra Civil Americana que é convidado por seu ex-comandante para participar com ele do treinamento do recém-criado Exército Imperial Japonês.

No dia seguinte, a superintendente abriu o encontro destacando o propósito da escolha do filme, que era promover uma reflexão sobre liderança. “Queríamos captar a perspectiva da honra, do respeito aos valores, da lealdade, da disciplina, do resgate de valores éticos e morais que nos dão força e motivação para lutar por aquilo que acreditamos. Mesmo que um líder passe, a sua liderança fica. Nós somos passageiros, mas o nosso legado não. E o filme mostra isso”, afirmou.

Durante todo o dia, diversas atividades com abordagem reflexiva sobre os temas motivação, propósito e valores foram realizadas. “A ideia era repassar para as nossas lideranças uma parte do que eu vivenciei no Curso APG - Amana Key, patrocinado pela Ebserh. Por isso, propusemos esse momento de imersão para se discutir liderança e formação de líderes em um momento de transformações do mercado da saúde pública”, afirmou a professora.

O Instituto HaHaHa propôs a interação entre os participantes com uma dança das cadeiras que tinha como objetivo ressaltar a importância da cooperação, do trabalho em grupo e da sinergia. O “IV Módulo de Capacitação para Chefias” contou ainda com palestras e oficinas sobre planejamento.

Repercussão

Carolina Teixeira Cunha – Setor de Vigilância em Saúde

“Esses encontros aproximam as chefias e permite a elas aprender com as dificuldades do outro, ver além do nosso setor, o que acaba uniformizando as ações. Uma unidade hospitalar onde as ações são uniformizadas permite uma força maior de resolução”.

Mônica Stephania Freitas Pereira– Engenharia Hospitalar

“Eu nunca tinha assistido ao filme. A história envolve muito pontos que podemos levar para a nossa gestão, como respeito, liderança, resiliência, perseverança naquilo que se acredita”.

Luciana Cristina do Santos Silva – Divisão Médica

“Estou vendo esse treinamento como uma oportunidade de qualificação pessoal e de conhecer os outros chefes de Unidades e Setores com os quais eu não tenho uma interação frequente. Isso nos possibilita ver diferentes perspectivas quanto ao nosso hospital. Espero que depois deste curso nós possamos enfrentar os desafios de forma mais alinhada, mais profissional e com mais interação entre os diversos atores que contribuem com o crescimento da instituição”.