Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital sedia encontro regional da Rede Ebserh

Planejamento estratégico

Hospital sedia encontro regional da Rede Ebserh

Encontro para debater estratégia, arquitetura organizacional e eficiência operacional contou com visita técnica e workshop para a governança e os trabalhadores de hospitais universitários da região Centro-Oeste e Sudeste

Funcionários e gestores do Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, se reuniram na última quinta-feira (1º) e sexta-feira (02) com representantes da sede da Ebserh, da Accenture, empresa de consultoria em planejamento estratégico, e com a governança e os trabalhadores de hospitais universitários da região Centro-Oeste e Sudeste para debater estratégia, arquitetura organizacional e eficiência operacional da Rede Ebserh. O objetivo era discutir o planejamento estratégico da estatal para os próximos anos com a participação direta dos empregados. Foi o terceiro encontro regional de uma série de cinco, que aconteceu também em Brasília (DF) e Curitiba (PR), e passará ainda por Recife (PE) e São Luís (MA).

Na capital mineira, o encontro foi aberto na quinta (1º) com uma visita técnica ao hospital. Após uma breve apresentação institucional do HC-UFMG, os representantes da Ebserh e da Accenture se dividiram em dois grupos para reuniões e uma visita guiada ao complexo hospitalar, que conta um prédio principal e sete anexos. Ela contemplou as áreas de operação para entendimento dos processos, tais como jornada do paciente e do residente, e iniciativas de pesquisas.

“É um dia muito importante para o HC-UFMG, pois fomos reconhecidos como um hospital que tem modelos referenciais interessantes para contribuir com o planejamento estratégico da Rede Ebserh. Essa interlocução é muito importante neste momento”, afirmou a superintendente do Hospital das Clínicas, professora Luciana de Gouvêa Viana.

Para o supervisor regional da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Ebserh, Laurimberg Diniz Cavalcante, esse encontro em Belo Horizonte irá ajudar a construir o planejamento estratégico da Rede Ebserh, o que dará uma visão de futuro para a empresa e também para os Hospitais Universitários. “A grande sacada é a identificação, em cada profissional, da sua percepção de futuro, para que possamos traçar uma linha de horizonte a se seguir pelos próximos quatro anos”, afirmou.

Troca de experiências

Na sexta-feira (2), o Hospital das Clínicas da UFMG recebeu cerca de 60 integrantes da governança e trabalhadores de hospitais universitários da região Centro-Oeste e Sudeste para um workshop regional. Os trabalhos foram abertos pelo vice-presidente da estatal, Paulo Henrique Costa. “Queremos descobrir a nossa missão como rede, por isso tomamos a decisão de fazer isso de forma compartilhada, para que todos possam fazer parte dessa construção”, disse ele.

Em seguida, os presentes participaram de dinâmicas. Foi o momento de troca de experiências entre os hospitais e também de contribuir com o planejamento estratégico da Ebserh.

Para Jorge Francisco da Cunha Pinto, da Gerência Administrativa da HUGG-Unirio, a importância do workshop é entender as diversidades. “A implantação da Ebserh está acontecendo em vários hospitais e em vários momentos. Tem hospitais que fizeram várias coisas e outros que ainda não conseguiram sair do lugar. Ouvir a experiência de todo mundo é sempre bom. O conceito de rede é fundamental”, afirmou.

Rubens Antunes da Cruz Filho, gerente de Ensino e Pesquisa do HUAP-UFF, também participou das atividades. Ele acredita que este tipo de trabalho ajudará a Ebserh a alinhar o pensamento de forma estratégica. “Ajuda a aproximar os hospitais e a pensar como rede”, afirmou.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.