Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Núcleo de Saúde do Adolescente abre inscrições para grupos de bate papo e oficinas

Oportunidade

Núcleo de Saúde do Adolescente abre inscrições para grupos de bate papo e oficinas

Além de discutir temas relevantes, eles podem participar de atividades como teatro, produção de conteúdo para o Youtube e oficinas de criatividade

A adolescência é um dos períodos mais complexos da vida, mas também cheio de descobertas e experiências marcantes. Os jovens podem ter dúvidas sobre a sexualidade, a constituição de sua identidade, o futuro profissional e muitas outras situações presentes no seu cotidiano. Além disso, conflitos familiares estão quase sempre presentes e também fazem parte desse momento da vida. Adolescentes com doenças crônicas, além de vivenciarem essas mesmas experiências, possuem ainda as dificuldades trazidas pela própria doença. Como forma de compartilhar e refletir sobre esse período ímpar na vida do ser humano, o Núcleo de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas da UFMG abre inscrições para os seus Grupos de Adolescentes, com início previsto para 03 de abril.

Criados há mais de vinte anos, eles funcionam como um espaço para que os jovens possam construir conhecimento acerca de situações próprias da adolescência, desenvolver juízo crítico, criatividade, cidadania e se constituírem como sujeitos de sua história. A cada encontro são propostos debates sobre temas relevantes, proporcionando ao jovem um momento de aprendizado e compartilhamento de experiências, vivências e opiniões. 

Além dos grupos de bate-papo, os jovens podem participar dos grupos de teatro, de produção de conteúdo para o canal do Youtube e de criatividade. Os temas são livres e surgem das demandas dos próprios adolescentes. Os encontros são semanais, nos turnos da manhã e da tarde, com duração de uma hora e meia.

As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail grupodeadolescentesUFMG@gmail.com, do telefone (031) 3409-9274 ou pessoalmente no Ambulatório São Vicente (Alameda Álvaro Celso, nº 271, 2º andar, Santa Efigênia). Os participantes devem informar nome, idade, telefone, áreas de interesse e turno da escola. Vagas limitadas.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.