Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Mês da Tontura visa conscientizar população sobre sintoma

Conscientização

Mês da Tontura visa conscientizar população sobre sintoma

Apesar de comum, o tema ainda gera muitas dúvidas e o maior erro é achar que toda tontura é labirintite

No próximo dia 22 de abril, é comemorado o Dia da Tontura, que tem como objetivo conscientizar a população sobre esse sintoma, que é a segunda queixa mais frequente do ser humano. Apesar de comum, o tema ainda gera muitas dúvidas e o maior erro é achar que toda tontura é labirintite – inflamação rara do labirinto, órgão sensorial que detecta os movimentos que fazemos.

Diversas situações podem levar o paciente a queixar-se de tontura, que é sintoma e não doença. Segundo a médica otorrinolaringologista do HC-UFMG, Lígia Morganti, geralmente, o problema está relacionado ao chamado sistema vestibular, do qual o labirinto faz parte, mas pode também ser resultado de um problema neurológico, cardíaco, metabólico e até mesmo emocional.

E mesmo quando a principal suspeita é uma doença do labirinto, existem diversos diagnósticos distintos que demandam tratamentos completamente diferentes. Alguns exemplos de doença do labirinto são vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, Doença de Meniérè e migrânea vestibular.

Para esclarecer esses e outras dúvidas, o HC-UFMG realizará uma aula sobre o tema para médicos interessados no assunto. Intitulado "Abordagem do paciente com tontura/ Tontura no Pronto Socorro", o encontro acontecerá nesta quarta-feira (18), das 19h às 21h, no auditório do Centro de Apoio Didático. À frente do evento estão as médicas Lígia Morganti e Ana Paula Pires.

Diante de um quadro de tontura, o médico deve sempre ser consultado. A otoneurologia é uma subárea da otorrinolaringologia e da neurologia que trata especificamente as doenças relacionadas ao labirinto.