Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Professor emérito Alcino Lázaro lança livro sobre cirurgia geral

Lançamento

Professor emérito Alcino Lázaro lança livro sobre cirurgia geral

Intitulado “Contribuições à Cirurgia Geral”, a obra reúne propostas terapêuticas e corrige distorções existentes nos métodos atuais

O professor emérito da UFMG e aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, Alcino Lázaro da Silva, lançará, na próxima quinta-feira (21), às 19h30, o livro “Contribuições à Cirurgia Geral”. A obra mostra cirurgias que já foram concretizadas, sugere novas propostas, além de corrigir distorções existentes nos atuais métodos. A solenidade de lançamento acontecerá no Auditório Amílcar Vianna (sala 62 da Faculdade).

O livro conta com, aproximadamente, 120 colaboradores. Dentre os principais assuntos abordados, o professor destaca as cirurgias do esôfago, úlcera gástrica, câncer gástrico, via biliar, papila do adrenal, intestino delgado e hérnia inguinal. Algumas técnicas, inclusive, têm sido utilizadas em diversos lugares do mundo.

De acordo com Alcino, a inspiração dos temas veio dos quase 60 anos de medicina, a maior parte dela na cirurgia geral. “Esse é o trabalho da minha vida. Ao longo desse tempo, lidei com aluno, residente e pós-graduando. Sempre os estimulei a estudar, fazer pesquisa e publicá-la. Todos os capítulos têm uma história que eu dei a ideia, orientei e fiz junto”, lembra o professor.

A obra, produzida pela Editora Folium, contém 28 capítulos e 523 páginas. O livro estará disponível para compra logo após o lançamento. Nos demais dias, o livro será vendido na Cooperativa de Consumo, Editora e de Cultura Médica (Coopmed).

(Com Faculdade de Medicina)