Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Comunicado à comunidade

Campus Saúde

Comunicado à comunidade

A Faculdade de Medicina, o Hospital das Clínicas e a Escola de Enfermagem repudiam qualquer tipo de violência

As unidades do Campus Saúde da UFMG, Faculdade de Medicina, o Hospital das Clínicas e a Escola de Enfermagem, manifestam seu repúdio e não compactuam com os atos relatados na página do Coletivo Alzira Reis no Facebook, ao mesmo tempo, solidarizam-se com as vítimas.  Esclarecem, ainda, que vão tomar todas as atitudes cabíveis, dentro de suas normas institucionais, para punir e coibir tais ações.

Também informam que, conforme reunião realizada nesta sexta-feira, 31 de agosto de 2018, com representantes do Coletivo Alzira Reis, residentes do Hospital das Clínicas e estudantes dos diretórios acadêmicos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Gestão de Serviços de Saúde, Tecnologia em Radiologia, definiu-se, em conjunto com os participantes, as seguintes ações:

  1. O Coletivo Alzira Reis solicitará, em sua página do Facebook, que as vítimas façam sua denuncia formal com o amparo da entidade junto às unidades.
  2. O Ambulatório de Violência Contra a Mulher da UFMG, localizado no Hospital das Clínicas, receberá as vítimas que necessitarem de atenção médica e acolhimento.
  3. Criação de um grupo de trabalho do campus Saúde para analisar e propor o encaminhamento das denúncias formalizadas dentro das normas institucionais. Este grupo será composto por representantes dos professores, funcionários, do Coletivo Alzira Reis, além de um estudante por Unidade representando os diretórios acadêmicos.
  4. O campus Saúde realizará campanha de conscientização sobre o assédio sexual e moral em suas unidades e dependências, além de estimular que as vítimas denunciem seus agressores e propor, junto à Reitoria da UFMG, que essa ação seja ampliada para toda a Universidade.
  5. Promover reuniões ampliadas, envolvendo os diversos setores e departamentos das unidades, para a sensibilização sobre a questão e para buscar encaminhamentos preventivos ao assédio.
  6. Verificar junto à Reitoria a viabilidade de criar um serviço de ouvidoria no campus Saúde.

 

Comissão Permanente do Campus Saúde

Belo Horizonte, 31 de agosto de 2018