Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Campus Saúde da UFMG lança cartilha sobre assédio

Conscientização

Campus Saúde da UFMG lança cartilha sobre assédio

"Assédio é Crime" está disponível online

Informar a respeito das diferentes formas de assédio, além de motivar e orientar a denúncia, a fim de conquistar ambientes de trabalho e aprendizagem mais humanos e seguros. Esse é o objetivo da cartilha “Assédio é Crime”, lançada na última semana pela Comissão do Campus Saúde da UFMG e disponível online.

A cartilha chama atenção para as formas de assédio moral e sexual, as mais comuns nos ambientes universitário e de trabalho. A violência moral é uma prática discriminatória repetida e intencional, direcionada a uma pessoa ou grupo. É o caso das ameaças, zombarias e agressões verbais. Já o segundo tipo de assédio é configurado quando as violências e constrangimentos sofridos têm cunho sexual. Exemplos são o tratamento diferenciado ou íntimo indesejado e as insinuações sexuais, ainda que implícitas.

Aqueles que sofreram ou presenciaram algum tipo de assédio são orientados a denunciar nas Ouvidorias da UFMG (localizada na Biblioteca Central do Campus Pampulha) ou do Hospital das Clínicas (Avenida Alfredo Balena, 110), ou ainda na Comissão de Residência Médica do Hospital das Clínicas UFMG/ EBSERH (Coreme). Somado a isso, também são indicadas instituições da UFMG para apoio e acolhimento das vítimas.

A cartilha “Assédio é Crime” foi desenvolvida pela Comissão do Campus Saúde da UFMG e pela equipe de trabalho do Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina, com colaboração da Unidade de Comunicação do Hospital das Clínicas, da Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem, do Coletivo de Mulheres Alzira Reis e dos diretórios acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Radiologia, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde.