Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas inicia implantação de sistema eletrônico de informações

SEI

Hospital das Clínicas inicia implantação de sistema eletrônico de informações

Requerimentos como solicitações de férias, licença maternidade e afastamento para capacitação passarão a ser feitos online

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou neste mês a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema de produção e gestão virtual de documentos. Com ele, requerimentos como solicitações de férias, licença maternidade e afastamento para capacitação, por exemplo, passarão a ser feitos online. A previsão é que a partir do dia 29 de abril todas as tramitações de processos administrativos da instituição sejam realizadas exclusivamente pelo SEI, promovendo economia, sustentabilidade e agilidade.

O Sistema Eletrônico de Informações, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma intuitiva, estruturada com boa navegabilidade e usabilidade que possibilita a produção, a edição, a assinatura e o gerenciamento online de documentos como pedidos de compra, processos, memorandos, circulares, despachos e solicitações diversas à DivGP. Além da tramitação virtual, que resulta em agilidade, ele possibilita a padronização de documentos; o acesso remoto por meio de diversos tipos de equipamentos (notebooks, tablets, smartphones); o aumento na transparência dos processos; o trabalho simultâneo por diferentes atores, a redução de gastos e a melhoria nos fluxos de trabalho.

Dezesseis hospitais universitários já implantaram o sistema e 24 estão em processo. Até o final de 2019, ele deve ser realidade em todas as unidades da rede. Segundo a Ebserh, a estimativa é que o SEI promova uma economia anual de aproximadamente R$ 1 milhão com a redução de serviços de Correios, impressão, espaço físico, material de expediente, dentre outros. “Como será tudo eletrônico, teremos redução de impressão e, consequentemente, de papel e tinta, por exemplo. Teremos, certamente, uma economia significativa para o HC-UFMG”, afirmou a gerente administrativa Elizete Maria da Silva Neme.

Capacitação

Os trabalhadores, sejam eles empregados, servidores cedidos ou prestadores de serviço, precisarão utilizar o SEI em algum momento, como para solicitar férias. Por isso mesmo, é muito importante saber como funciona a plataforma.

Para capacitar os usuários, a Ebserh desenvolveu um curso obrigatório, já disponível neste link, com carga horária de 8h. Nele, o colaborador irá aprender a cadastrar um processo, assinar documentos, acompanhar a sua tramitação, dentre outros.

Todos os colaboradores já foram inscritos automaticamente no curso e receberam as instruções (login e senha) por email. Haverá emissão de certificado.