Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Projeto “Assédio Moral” desembarca no HC de Belo Horizonte

Reflexão

Projeto “Assédio Moral” desembarca no HC de Belo Horizonte

Amanhã (14), os trabalhadores poderão participar da Escuta Qualificada com psicólogos

Nesta segunda-feira (13), o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh recebeu o projeto "Assédio Moral: conscientizar é preciso", promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com apoio da Divisão de Gestão de Pessoas do HC-UFMG. Até amanhã (14), acontecerão palestras e escutas qualificadas com o objetivo de propiciar um espaço de reflexão para que os trabalhadores possam prevenir e coibir a prática do assédio moral no ambiente de laboral.

Colaboradores e gestores assistiram a palestra “Como gerenciar relacionamentos e evitar o assédio moral no trabalho”, que abriu o evento, ministrada pela psicóloga Kátia Lima, especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Cognitivo Comportamental. Ela explicou o que é assédio moral e destacou diferenças importantes na abordagem sobre o tema, tais como assédio vertical descendente, do chefe para o empregado, e assédio moral vertical ascendente, praticado pelos empregados contra o empregador. Ela, que é servidora pública e foi vítima de assédio no início da sua carreira, disse que demorou a identificar o problema por falta de informação.

O encontro contou com a presença do chefe do Serviço de Relações de Trabalho da Ebserh, Heli Vieira Santos da Costa, que destacou a importância do debate do tema nos hospitais da Rede Ebserh para que todos os trabalhadores possam ter conhecimento sobre o tema e saber o que fazer tema quando presenciar ou vivenciar uma situação de assédio moral. A superintendente do HC-UFMG, professora Andrea Maria Silveira, ressaltou que o tema não é novo no ambiente de trabalho e que o evento promove um espaço de conscientização, com objetivo de esclarecer dúvidas e, com isso, possibilitar, que os trabalhadores se sintam mais seguros para tratar o assédio moral.

Amanhã (14), das 9h às 11h, acontecerá a palestra "Gestão sem ansiedade: como evitar o assédio moral no trabalho", direcionada para os gestores do hospital. Na parte da tarde, das 14h à 17h30, haverá a atividade Escuta Qualificada, aberta a todos os trabalhadores, com psicólogas do HC-UFMG. O intuito desse momento é acolher opiniões e depoimentos a respeito da ocorrência do assédio moral no ambiente de trabalho, por meio da escuta profissional e empática.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Redação: Luna Normand (jornalista)

Imagens: