Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Ambulatório São Vicente alcança 91% de conformidade e conquista o Selo Azul

Qualidade

Ambulatório São Vicente alcança 91% de conformidade e conquista o Selo Azul

Setor alcançou 91% de conformidade com os padrões do Manual de Acreditação da Joint Commission International (JCI)

O Ambulatório São Vicente, que faz parte da Unidade de Gestão do Atendimento Ambulatorial, recebeu, na última quarta-feira (31), o Selo Azul da Auditoria Interna. Ele alcançou 91% de conformidade com os padrões do Manual de Acreditação da Joint Commission International (JCI) para Hospitais na Auditoria Interna da Qualidade, realizada no último mês. O prêmio significa o reconhecimento dos esforços dos profissionais e da qualidade da assistência prestada. Além disso, incentiva a melhoria constante dos serviços em todo o hospital.

Na avaliação anterior, realizada em fevereiro, o Ambulatório recebeu o Selo Verde, referente a 76% de conformidade. A melhoria de 15% no índice foi reconhecida pela superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, professora Andrea Maria Silveira. “É a primeira unidade ambulatorial a atingir esse índice. Isso traduz a qualidade e o compromisso da equipe com os nossos pacientes. A gente sempre soube da excelência e do cuidado prestado no São Vicente e agora isso foi constatado”, disse ela.

A coordenadora de enfermagem do Ambulatório São Vicente, Glauciane Fonseca Procópio, disse que a melhoria dos processos assistenciais é conquistada dia após dia. “Estamos sempre realizando o treinamento da equipe médica, que é contínuo. Com isso, as pessoas vão se envolvendo cada vez mais e a mudança de hábitos acaba sendo natural”, afirmou.

Os selos de conformidade são entregues periodicamente, a cada quatro meses, após as avaliações da Auditoria Interna. Eles apontam o nível de conformidade de cada setor da instituição aos padrões da JCI. O Selo Azul representa entre 90% e 100% de conformidade. Existem também o Selo Verde, indicador de 70% a 90% de equivalência; o Selo Amarelo, de 50% a 69%; o Selo Laranja, de 30% a 49%; e por fim, o Selo Vermelho para setores que estão em conformidade abaixo de 30%.

Redação: Luna Normand (Jornalista HC-UFMG)