Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC reúne cerca de 600 pessoas em caminhada pela doação de órgãos

Setembro verde

HC reúne cerca de 600 pessoas em caminhada pela doação de órgãos

Em Minas Gerais são 4.077 pessoas na fila aguardando por uma doação

Foi com o céu colorido de verde que o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh transmitiu sua mensagem pelo “Setembro Verde”, mês de conscientização da doação de órgãos, ao realizar a sétima edição da “Caminhantes”, caminhada pela doação de órgãos que aconteceu no último sábado (21), na Praça da Assembleia. Foi uma manhã de muita descontração, que contou com a presença de 600 pessoas e programação para toda a família, com oficinas de bolhas de sabão e produção de petecas, distribuição de mudas aromáticas e ornamentais, atividades de relaxamento, roda de conversa e a presença da Orquestra de Câmara do TJMG e da percussão Árvore da Vida.

Apesar do calor que fazia em Belo Horizonte no dia do evento, pacientes transplantados e membros das equipes dos serviços de transplantes de fígado, coração, córnea, medula óssea e rins não deixaram de comparecer para apoiar e divulgar a causa. Liberato Oliveira Lima de 78 anos, realizou transplante de fígado em 2002 e desde então vem sendo acompanhado no HC-UFMG. Para ele, o evento foi marcante, já que pode encontrar com a equipe que realizou o seu transplante há 17 anos. “Eu achei maravilhoso, está sendo minha terceira vez no evento, minhas médicas estão aqui, tirei fotos com elas, fiquei muito feliz”, disse ele emocionado.

Em Minas Gerais são 4.077 pessoas na fila aguardando por uma doação e, por isso,  a divulgação do tema é sempre importante. O cirurgião cardiovascular e coordenador do transplante cardíaco, o médico Renato Bráulio, afirma que essa divulgação é de extrema importância para o aumento nos índices de doação. “Em torno de 40% da não doação ocorre porque as famílias não autorizam a doação por problemas de informação. Sempre que ocorre uma divulgação positiva, como na mídia, esse índice reduz muito, aumentando as doações. Então, esse evento é muito importante para divulgar a importância dos transplantes e divulgar para a população de modo geral de que doar pode salvar vidas”, disse.

A superintendente do hospital, Andrea Maria Silveira, disse de forma poética o que é a doação de órgãos e como o evento buscou atuar em prol da conscientização. “A doação é um órgão solidário, um órgão de amor que dissemina a esperança e depende única e exclusivamente de as pessoas manifestarem em vida o seu desejo de doar. Uma pessoa pode beneficiar até 7 pacientes, então é muito importante que elas pensem sobre a doação, (...) que é a grande finalidade do evento, disseminar este grande programa de saúde pública brasileiro que é o programa de transplantes”, disse.

Imagens: