Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG é pioneiro em angioplastia pulmonar por balão

Assistência

Hospital das Clínicas da UFMG é pioneiro em angioplastia pulmonar por balão

A técnica ajuda a diminuir a pressão nas artérias do pulmão, melhorando a passagem de sangue no órgão

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh é a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a realizar, com sua equipe própria, um procedimento conhecido como Angioplastia Pulmonar por Balão. Trata-se da desobstrução de ramos das artérias pulmonares, ocluídas por trombos aderidos às suas paredes, por meio da utilização de um cateter com um balão em sua extremidade que, insuflado dentro da artéria, promove o restabelecimento do fluxo sanguíneo no pulmão. A técnica, aplicada em pacientes com Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica, ajuda a diminuir a pressão nas artérias do pulmão, melhorando a passagem de sangue no órgão, restaurando a oxigenação sanguínea e a função cardíaca.

O procedimento foi realizado pela primeira vez no hospital no último dia 12 de novembro pelo cardiologista e hemodinamicista Ricardo Wang, membro do Grupo Multidisciplinar de Doenças da Circulação Pulmonar do HC-UFMG. Em agosto, ele esteve no Japão, país onde esta técnica foi iniciada, para participar de um treinamento com a equipe do médico Takeshi Ogo, um dos introdutores da técnica no país, e trazê-la para atender aos pacientes da instituição e do SUS. A paciente, uma mulher de 57 anos, já passou por duas intervenções. De acordo com o Coordenador do Grupo de Doenças da Circulação Pulmonar do HC-UFMG, professor Ricardo de Amorim Corrêa, já no primeiro procedimento foi possível reduzir em 33% a pressão da artéria pulmonar da paciente, um resultado muito importante em termos clínicos e prognósticos.

O tratamento padrão para pacientes com Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica é a cirurgia denominada Tromboendarterectomia Pulmonar, um tratamento delicado, com alguns riscos, mas muito eficiente nos casos que preenchem os rigorosos critérios de indicação.  Entretanto, em cerca de um terço dos pacientes, a cirurgia não é possível devido a localização dos trombos na periferia das artérias, impedindo a sua remoção. “Esta doença crônica é grave e ocorre após episódios de embolia pulmonar aguda por defeitos da coagulação ou por falta de tratamento anticoagulante adequado. Por estes motivos os coágulos não são reabsorvidos pelo organismo e são incorporados à parede das artérias pulmonares, dificultando o fluxo de sangue, aumentando a pressão nestas artérias e sobrecarregam gravemente a função cardíaca. Com essa nova técnica, passamos a ter uma opção terapêutica eficiente para estes pacientes que não têm indicação de cirurgia”, explicou.

A Angioplastia Pulmonar por Balão é um procedimento rápido, com duração de aproximadamente duas horas. Como não há corte, a recuperação também é rápida. No HC-UFMG, aproximadamente 50 pacientes fazem tratamento de Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica, porém não são todos os casos que têm indicação para a realização do procedimento. De acordo com o médico, um segundo paciente já está em avaliação e deve ser submetido à intervenção nas próximas semanas.

Redação: Luna Normand (Jornalista - Unidade de Comunicação HC-UFMG)