Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Onda de solidariedade do Hospital das Clínicas beneficia mais de 400 pessoas

Natal

Onda de solidariedade do Hospital das Clínicas beneficia mais de 400 pessoas

Campanha Natal Solidário HC chega ao seu décimo terceiro ano

Mais de 400 pessoas, entre crianças, adolescente e idosos, de seis instituições carentes de Belo Horizonte ganharam, neste Natal, a atenção e o carinho dos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG, hospital universitário administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Essa onda de solidariedade chegou ao décimo quinto ano por meio da campanha Natal Solidário HC, organizada pela Unidade de Comunicação, iniciativa que inspira as pessoas a cultivarem o amor ao próximo e o espírito natalino.

Desde a última sexta-feira (13), uma turma de voluntários tem percorrido as instituições adotadas pela campanha distribuindo, além dos presentes doados pelos trabalhadores do hospital, carinho, sorrisos e muito amor. A Instituição Sempre Viva foi a primeira a receber a equipe do HC. Lá foram adotadas 15 cartinhas com os sonhos de Natal de crianças em risco iminente de morte.

Já na última terça-feira (17), foi a vez das crianças das creches Vovó Guimar e Imaculada receberem, com o sorriso no rosto, o bom velhinho. No total, foram distribuídos 261 presentes personalizados. A chefe do Setor Jurídico do HC-UFMG, Juliana Vilela, acompanhou a entrega dos presentes na creche Vovó Guimar e se emocionou. Ela participa da campanha todos os anos e em 2019 adotou 15 cartinhas. “Sempre tento ajudar de alguma forma. Acho muito bacana a campanha. Esse ano foi mais especial, porque estou grávida da Melissa e quando eu li as cartinhas até me emocionei. Quando eu vi, já tinha adotado 15 cartas. E eu quis participar da entrega para ver a reação das crianças ao receber os presentes. Foi um momento mágico”, contou.

A coordenadora pedagógica da Vovó Guiomar, Erica dos Santos Durães, disse que o sentimento era de gratidão a todos que participaram da campanha. “Essa ação é muito importante para a vida das crianças. Elas ficam sonhando com o Papai Noel. São crianças muito carentes e muitos pais não têm condições de dar os presentes que elas sonham”, disse.

No Instituto de Geriatria Afonso Pena, a visita foi nesta quarta-feira (18). Lá, 29 idosos ganharam presentes e abraços que alegraram o dia de cada um deles. “Eles ficaram muito felizes com o carinho que receberam. Os presentes doados foram individualizados, ou seja, o que eles pediram. Traz para a instituição a sensação de que tem gente olhando por eles. Uma sensação de valorização”, afirmou a fisioterapeuta da instituição, Lucia Pelegrin.

Os presentes da Unidade de Hemodiálise foram entregues no mesmo dia. Já nesta quinta-feira (19), a visita foi no Instituto Camará.

Balanço

A adesão ao Natal Solidário HC foi recorde. Em uma semana, todas as cartinhas com pedidos para o Papai Noel de crianças e idosos foram adotadas pelos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG. Por isso mesmo, a Unidade de Comunicação precisou ampliar a campanha, adotando outras duas instituições.

No total, foram 405 pessoas beneficiadas nas seguintes instituições: Creche Vovó Guiomar, Creche Imaculada, Instituto de Geriatria Afonso Pena, Instituto Camará, Instituição Sempre Viva e Unidade de Hemodiálise do HC-UFMG.

As cartinhas tinham os mais diversos pedidos. O auxiliar administrativo Fernando Costa Vasconcellos, que trabalha na Divisão de Gestão de Pessoas, disse que os pedidos inusitados foram os que mais chamaram a sua atenção. “Tem cartinhas com boneca ou bola, mas o que eu achei mais interessante foram os pedidos inusitados e originais, como um menino que quer ganhar de Natal uma carreta”, contou.

A chefe da Unidade de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia, Denise de Fátima Torres, afirma que é gratificante participar da campanha e fazer a diferença na vida de uma criança. “Com tão pouco podemos fazer tanto para uma criança. Não é difícil fazer alguém feliz.  É muito gratificante quando você vê as fotos, reconhece o seu presente e vê as carinhas felizes das criancinhas. Sermos solidários e compartilhar aquilo que recebemos não tem preço”, disse.

Confira a matéria veiculada na TV UFMG. 

 

Imagens: