Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Instituição será multiplicadora de projeto de solução de problemas em saúde

Inovação

Instituição será multiplicadora de projeto de solução de problemas em saúde

Representantes do Serviço de Estratégia e Inovação da Ebserh e do Hospital Albert Einstein estiveram no HC-UFMG para uma visita técnica

Sabe aquele problema que não sai da sua cabeça e você não consegue solução? Agora imagine uma abordagem em que você consiga enxergá-lo de diferentes formas e propor soluções inovadoras mais facilmente.  Isso será possível com a implementação do Design Thinking na Rede Ebserh, por meio do Projeto Big Data e Inovação em Saúde do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), viabilizado por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde (MS). Na última terça-feira (10), representantes do Serviço de Estratégia e Inovação da EBSERH Sede e do Hospital Albert Einstein estiveram no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh para uma visita técnica, já que a instituição é um dos três hospitais da rede selecionados para implementação do projeto.

O Design Thinking é a abordagem centrada no ser humano para a inovação e solução de problemas complexos, que se baseia num conjunto de metodologias para integrar as necessidades das pessoas às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios. Com o objetivo de disseminar a abordagem, acontecerá, em julho, um workshop no HC-UFMG conduzido por profissionais do Hospital Albert Einstein, referência em gestão de saúde e executor do projeto.

“Esse workshop contará com a participação de alunos, professores e trabalhadores do hospital. A nossa ideia é capacitar equipes para trabalhar os desafios e os problema dos hospitais a partir de um olhar multidisciplinar, propondo soluções inovadoras para problemas reais das nossas unidades. O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh foi escolhido neste primeiro momento por ter grande maturidade institucional e enorme potencial de ser multiplicador da ideia”, afirmou o coordenador de Estratégia e Inovação da Rede Ebserh, Leandro Ambrósio.

(Com Coordenadoria de Comunicação Social Ebserh)